O mote deste artigo é satisfazer a curiosidade dos entusiastas do intercâmbio. Se está a planear ir para fora de Portugal e investir na vida académica, precisa de conhecer o ranking das 20 melhores cidades para estudantes em 2017.
Preparado para fazer as malas e partir numa aventura? Antes de agarrar no passaporte e nos livros, tome nota dos destinos mais apetecíveis para este ano.
Quais são as melhores cidades para estudantes em 2017?
Paris perdeu o trono depois de viver quatro vitoriosos anos de reinado. Mas então, qual é a cidade que ocupa o topo da nossa lista? Prepare-se para descobrir um novo destino para estudantes e abra caminho para chegar a Montreal. Sim, a segunda cidade mais populosa do Canadá subiu seis posições e ocupa o pódio deste ranking, tornando-se na melhor cidade para estudantes em 2017.
A capital cultural do Canadá sempre foi presença certa na lista dos melhores sítios para viver e a razão é simples: Montreal é bonita, multicultural, bilíngue e tem alto índice de qualidade de vida. Para chegar ao topo do ranking, a cidade foi bem avaliada em seis categorias analisadas, inclusive no que diz respeito à “Visão do Estudante” – categoria criada este ano e que contou com a opinião de 18 mil estudantes sobre o sítio em que vivem.
Nesta nova categoria, em específico, Montreal conquistou o quinto lugar – mas, nem isso impediu a chegada ao topo da lista. Dentro desta análise, a cidade teve uma pontuação alta nos seguintes quesitos: custo de vida, hospitalidade e diversidade de atividades culturais e artísticas.
A grande ascensão de Montreal no ranking das melhores cidade para estudantes em 2017 segue um padrão nacional, afinal, o Canadá tem quatro outras cidades que subiram posições: Québec ficou em 72º, Ottawa em 26º, Toronto em 11º e Vancouver em 10º.
A ascensão das cidades na Europa e Ásia
A Europa também teve especial destaque nesta última edição do ranking -a Alemanha a mostrar Berlim e Munique entre as 10 melhores cidades para estudantes em 2017.
No Reino Unido, ainda que o Brexit tenha alarmado muitos estudantes, também houve largos passos positivos na lista dos melhores sítios para estudar em todo o mundo – em parte, isso aconteceu devido à queda do valor da Libra. Londres conta com duas posições acima e ocupa o terceiro lugar, geral do ranking, mas há mais: Manchester e Edimburgo estão no top 25. Mais cinco cidades britânicas foram muito bem avaliadas e subiram na lista.
Viena, Zurique e Barcelona são outros exemplos de cidades europeias que subiram e, na Ásia, Seoul, Tóquio, Hong Kong e Singapura têm destaque.
Austrália e estados Unidos perdem espaço no ranking para estudantes
O alto custo de vida puxou para baixo a maior parte das cidades norte-americanas. Como exceções, Nova Iorque e Boston subiram posições.
O mesmo aconteceu com algumas cidades australianas, que antes dominavam o ranking e, agora, perdem espaço para outras cidades na lista. Melbourne, Sydney, Brisbane e Canberra mantiveram os seus nomes no top 25.
Veja o ranking com as 20 melhores cidades para estudantes em 2017
- Montreal
- Paris
- Londres
- Seoul
- Melbourne
- Berlim
- Tóquio
- Boston
- Munique
- Vancouver
- Hong Kong
- Toronto
- Sydney
- Singapura
- Zurique
- Viena
- Kyoto-Osaka-Kobe
- Edimburgo
- Nova Iorque
- Brisbane
O ranking QS de Melhores Cidades para Estudantes: como funciona?
Publicado anualmente, o ranking QS considera dezoito indicadores agrupados em cinco grandes áreas:
- Qualidade de vida;
- Diversidade dos estudantes;
- Custo de vida;
- Oportunidades de trabalho (após a graduação);
- Posição das universidades da cidade no Ranking QS de Universidades.
Já viu o ranking das melhores universidades portuguesas? Se a sua opção é manter-se dentro de fronteiras, não deixe de espreitar.