De acordo com o estudo Global Startup Ecosystem Map, elaborado pela HelloSafe Portugal, a partir de uma base de dados da Startup Blink, Lisboa lidera o ranking nacional das melhores cidades para startups, na lista das 100 melhores cidades do mundo. Mais 6 cidades nacionais integram o TOP 1000 mundial. Mas há outros locais que se destacaram nesta matéria.
Em 2022, Portugal ocupava o 16º lugar entre os melhores países da Europa para startups e o 28º do mundo.
Explicamos-lhe tudo o que deve saber.
Portugal na linha da frente a nível europeu
O estudo conclui que “Portugal tem potencial para se tornar uma das primeiras economias da Europa e um dos mercados que mais se tem desenvolvido no país é o setor de startups focadas em marketing e vendas“.
Critérios de classificação
A análise que colocou Portugal entre os trinta países mais bem classificados do mundo no que respeita às melhores cidades para startups, assentou em três critérios: quantidade, qualidade e ambiente de negócios.
Para isso, foram considerados, nomeadamente, o número de espaços de coworking existentes e startups apoiadas por incubadoras em cada cidade, bem como o número de patentes.
A capital portuguesa, segundo a análise da HelloSafe, é um grande exemplo. Existem atualmente, cerca de 332 startups em Portugal, 5 aceleradoras, 37 espaços de coworking, 9 organizações e 2 líderes. Especial destaque para OutSystems e TalkDesk (“unicórnio”), assim como a Web Summit (“panteão”).
Outras cidades portuguesas entre as melhores
No ranking nacional, Lisboa ocupa o lugar cimeiro no pódio, acompanhada do Porto, no segundo lugar, e Braga, no terceiro. Seguem-se Coimbra, Aveiro e Funchal. Leiria, que passou a integrar a lista em 2022, fecha a lista das sete melhores cidades para start-ups em Portugal.
O estudo da HelloSafe Portugal coloca Portugal à frente de, por exemplo, os Emirados Árabes Unidos e Taiwan, com melhores cidades para startups.