O Inverno não tem de ser uma época de hibernação. Pelo contrário, pode ser a altura ideal para explorar o tanto que há para ver no Velho Continente. Coloque os seus melhores casacos e botas na mala e faça-se a um dos 10 melhores destinos de Inverno na Europa. Prometemos que não se irá arrepender.
10 melhores destinos de Inverno na Europa
Combinámos alguns dos destinos mais populares no Velho Continente com cidades que fogem ao típico roteiro turístico e, assim, surgiu a lista dos 10 melhores destinos de Inverno na Europa.
1. Viena, Áustria
A capital austríaca é um must-see em qualquer estação do ano mas a verdade é que, no Inverno, a sua magia se multiplica, tornando-a o destino ideal para os dias mais frios. Com mercados variados espalhados pela cidade, concertos de música clássica e pistas de gelo para se aventurar em patins, Viena é uma espécie de paraíso invernoso. Perca-se por entre as casas de telhados brancos e aproveite para conhecer alguns dos edifícios históricos da cidade, como o Palácio de Hofburg e o de Belvedere.
2. Bruges, Bélgica
Bruges tem o seu quê de cidade de conto de fadas. No Inverno, essa magia parece contagiar quem por lá se move, despertando todos os seus sentidos. No final de Novembro, o histórico Sint-Janshospitaal encher-se-á de flores, com criações que reflectem os quatro elementos da natureza: água, terra, fogo e ar. Também os mercados de Natal fazem de Bruges um dos melhores destinos de Inverno na Europa. Dê um salto aos mercados Grote e Simon Stevinplein, onde irá encontrar produtos artesanais, gluhwein (vinho quente) e deliciosos petiscos típicos. Não se esqueça, claro, de se render à cerveja e ao chocolate que celebrizam a Bélgica.
3. Veneza, Itália
Veneza, em Itália, com os seus canais imensos e edifícios que transpiram História, é um dos destinos mais populares na Europa durante todo o ano mas, no Inverno, quando a cidade se cobre de um místico nevoeiro, o nome La Serenessima parece encaixar-se na perfeição. As ruas tornam-se de quem as percorre e até os mais famosos pontos turísticos se encontram livres das massas. Aproveite para conhecer a Basílica de São Marco e os mercados que se espalham pelas ruas nesta época.
4. Budapeste, Hungria
Com edifícios que o irão deixar sem fôlego, Budapeste é uma cidade encantadora que merece, sem dúvida, uma visita quando o frio do Inverno se instala e a neve começa a cair. São muitos os mercados de Natal que se vão erguendo pela cidade, onde não será difícil encontrar comida deliciosa e peças de artesanato para levar consigo. Explore o rio numa pequena embarcação e, se com coragem, experimente os famosos banhos termais.
5. Abisko, Suécia
Quem nunca sonhou com a aurora boreal? Abisko é uma pequena vila na Suécia, próxima da fronteira com a Noruega, e um dos melhores sítios – se não o melhor – para testemunhar a beleza ímpar das luzes do Norte. Com lagos cintilantes e um manto verde imenso, é o sítio perfeito para escapar ao burburinho das grandes cidades e mergulhar em plenitude na natureza.
6. Lucerna, Suiça
Aninhada no Lago Lucerna e num cenário montanhoso de cortar respiração, esta cidade Suiça é um dos melhores destinos de Inverno da Europa visto que é nesta época que ganha realmente vida. São muitas as actividades a que se dedicar uma vez em Lucerna, como ski ou caminhadas pelos trilhos que rodeiam a cidade medieval. Mas nem só de paisagens naturais se compõe a sua beleza. Perca-se pelas suas ruas e verá que a arquitectura é também fascinante.
7. Edimburgo, Escócia
Edimburgo, na Escócia, é famosa pelas suas celebrações de Ano Novo. O Festival Hogmanay tem a duração de três dias e concentra na cidade concertos, fogo de artifício e danças populares que não deixam ninguém indiferente. Este ano, com início no dia 30 de Dezembro e final no primeiro dia de 2019, conta com Franz Ferdinand como cabeça de cartaz. Se, porém, preferir somente perambular pelas ruas da cidade, o Inverno é a altura ideal para o fazer. Espreite a Royal Mile, no coração da cidade, e aproveite para conhecer o Real Jardim Botânico de Edimburgo e o imponente castelo que domina a paisagem.
8. Ljubljana, Eslovénia
Ljubljana é uma cidade cujos canais encerram uma magia difícil de igualar. Pequena para capital e, por isso, com um carácter pitoresco palpável, é um excelente destino para uma escapadinha de Inverno. Deambule pelas ruas, espreite os mercados de Natal e, podendo, dê um salto ao Lago Bled, um cenário retirado de um postal, especialmente quando as montanhas em redor se encontram cobertas de neve.
9. Tallinn, Estónia
Esta é talvez uma das cidades mais subvalorizadas na Europa e, ainda assim, uma das mais bonitas. Em Tallinn, as temperaturas nem sempre são generosas para quem vem do Sul da Europa mas os mantos de neve que se estendem pela cidade fazem valer a pena os casacos e os cachecóis. Uma visita ao centro histórico, coberto de branco, promete levá-lo viajar no tempo.
10. Kotor, Montenegro
Para fechar a lista de melhores destinos de Inverno na Europa, mostramos-lhe Kotor, um dos mais bem guardados segredos do Velho Continente. Aninhado no sopé de uma montanha avassaladora, é uma cidade na costa do Adriático classificada Património da Humanidade pela UNESCO. Pitoresca e com História a espreitar de todos os cantos, vale a pena a visita durante a época baixa. Visite as muralhas da cidade e o seu centro histórico e sentir-se-á também parte de uma viagem no tempo.
Veja também: