Uma viagem virtual pelo globo para lhe mostrar os melhores destinos de outono do mundo, que são locais incríveis para aproveitar uma estação tão característica e especial que merece mesmo ser aproveitada em grande. Longe das multidões de verão e ainda sem o frio e chuva típicos do inverno, o outono permite longos passeios ao ar livre, por entre parques e florestas, com a certeza de que serão sempre marcados a cores quentes e aconchegantes.
6 destinos de outono para desbravar no mundo
Um encanto de cores e sensações: tudo isto encontrará naqueles que são alguns dos melhores destinos de outono.
1. Nova Iorque, EUA
Fonte: Max Pixel
Nova Iorque seduz em qualquer época do ano, mas há alturas bem mais especiais, como a altura de Natal e Passagem de Ano – momentos que são verdadeiramente míticos, e a estação de outono. É a altura em que o famoso e bonito Central Park se transforma num caleidoscópio colorido e num tapete infindável de folhas que vão caindo e assinalando a passagem de quem corre, de quem caminha, de quem aproveita para ficar sentado no relvado a deixar o tempo a passar sem pressas. Toda a cidade parece uma espécie de festival de cores outonais e apresenta-se quase com o charme do velho mundo combinado com edifícios modernos e outros históricos.
2. Parque Provincial de Algonquin, Canadá
Fonte: Max Pixel
Este parque nacional, um entre muitos existentes no simpático país que é o Canadá, localiza-se perto de Toronto, e o que mais tem de fantástico é o facto de ter cerca de 2400 lagos. A melhor forma de o conhecer em pleno e percorrer de modo a observar este grande espaço de beleza natural é de canoa. É a forma perfeita para desfrutar, de forma relaxada, a flora e a fauna selvagem, sobretudo os majestosos alces que por lá vivem e que gostam de agraciar os humanos com a sua presença. O Parque Provincial de Algonquin é o cenário ideal para uns dias descontraídos, entre piqueniques, pescarias e passeios a pé.
3. Florestas Andino-Patagónicas: Chile e Argentina
Fonte: Visual Hunt
Esta faixa de florestas subantárticas, que cobre as encostas íngremes da Cordilheira dos Andes na Patagónia chilena e argentina, apresenta cores vivas de outono de março a maio. Por isso, atente a este pormenor, dado que o outono na América do Sul não é na mesma altura que em Portugal. Apesar de já ser outono, ainda é uma boa altura para aproveitar os dias quentes, que permitem atividades ao ar livre como andar de bicicleta de montanha, caiaque e passeios a cavalo. Além disso, ao percorrer as florestas, terá a oportunidade de ver as árvores locais “lenga” e “ñire”, cujas cores contrastam com as rochas brancas da região e os lagos azuis.
4. Japão
Fonte: Pexels
De uma ponta do mundo para a outra, até chegar ao Japão, que, ao primeiro pensamento é um país mais conhecido pela enorme inovação tecnológica e preservação de tradições culturais típicas e facilmente reconhecidas. Como é que este é um dos melhores destinos de outono? Quando chega a estação, todos os cenários se transformam, seja pelas grandes cidades e os seus pequenos jardins, seja pelos parques nacionais cobertos de faias e pinheiros lariços. Não é difícil conseguir aquela imagem, aquela fotografia que tão bem representa o melhor que o Japão tem para oferecer, numa ligação perfeita entre os grandes templos, a folhagem outonal, a que chama de “kouyou” e os espelhos de água em lagos e riachos que refletem a beleza de tudo isto.
5. Kashmir Valley, Índia
Fonte: Max Pixel
A região do Kashmir Valley, que se pode traduzir como o Vale da Caxemira, no norte da Índia, é conhecida pelas casas flutuantes, pomares de maçã e deslumbrantes vistas das montanhas – especialmente até meados de novembro, quando tudo parece ter sido pintado de dourado. As folhas ganham novas cores, os arbustos parecem expandir-se como se abrissem os braços para receber a nova estação. E tudo isto é facilmente presenciado no jardim Shalimar Bagh Mughal, na cidade de Srinagar, com a particularidade de poder admirar as folhas vermelhas e douradas do “chinar”, um tipo de árvore nativa da região.
6. Arrowtown, Nova Zelândia
Fonte: Max Pixel
Esta região a menos de 13 milhas a nordeste de Queenstown é extraordinária pela sua folhagem multicolorida, de tal forma que as folhas da maioria dos choupos locais ficam amarelas entre março e maio – que é a estação de outono da Nova Zelândia. As margens do rio Arrowtown também são um local perfeito para conhecer, principalmente na altura do Akarua Arrowtown Autumn Festival, que celebra a temporada de colheita com comida e entretenimento local.
Veja também:
- Breaks de outono na Europa: para onde ir?
- Escapadinhas de outono: os locais mais bonitos de Portugal para conhecer
- As 10 maiores cidades europeias para visitar já
- Outono é uma estação especial para visitar o Gerês. Veja as vilas, aldeias e trilhos a não perder
- Escapadinha no Douro: um fim-de-semana inesquecível