Share the post "8 melhores eco-resorts de Portugal para uns dias de descanso"
De Norte a Sul do país há opções ambientalmente sustentáveis de alojamentos que permitem desfrutar de umas férias sem peso na consciência e sem que isso também pese na carteira. Conheça, então, alguns dos melhores eco-resorts de Portugal e as suas promessas de estadias ecológicas, sem comprometer o conforto nem o bem-estar dos clientes.
São opções perfeitas para quem privilegia esta vertente sustentável, viagens com o menor impacto ambiental possível e que provam que a procura pelos melhores eco-resorts de Portugal e outras unidades de alojamento semelhantes é realmente cada vez maior.
melhores eco-resorts de portugal: veja a galeria
Como parte de uma mudança rumo à preservação dos recursos naturais e ao incentivo de uma maior utilização de energias e materiais alternativos, alguns dos melhores eco-resorts de Portugal visam o desenvolvimento de uma atividade comercial que provoque o menor impacto ambiental possível.
Para entrar neste mundo, descubra alguns dos melhores eco-resorts de Portugal e aprecie uns dias de descanso em locais diferentes, onde o bem-estar pessoal e ambiental é a prioridade.
Pedras Salgadas Spa & Nature Park, Vila Pouca de Aguiar
O Pedras Salgadas Spa & Nature Park de 4 estrelas está situado a 580 metros de altitude, o que lhe confere uma posição privilegiada em pleno Parque de Pedras Salgadas, com o sossego tão necessário para umas férias de verão.
As Eco Houses deste alojamento são bastante modernas e incluem tecnologia topo de gama, uma kitchenette totalmente equipada, e, no exterior, um generoso deck para deliciosos banhos de sol.
O Spa Termal, da autoria do arquiteto Siza Vieira, é o local perfeito para desfrutar de uma variada seleção de massagens, tratamentos termais e de estética, assim como da piscina interior com circuitos de águas, sauna e banho turco.
A imponente alameda principal do Parque de Pedras Salgadas recebe qualquer hóspede com pompa e circunstância e transmite a energia perfeita para um retiro num ambiente relaxante num dos melhores eco-resorts de Portugal.
Hotel Areias do Seixo, Santa Cruz
O Hotel Areias do Seixo assume-se como um lugar marcado pela originalidade e conforto, onde “apetece estar” e não é para menos.
Um local edílico, onde cada momento é especial, marcado pelos sons das ondas do mar e pela paisagem preenchida pelas dunas e pinhal.
Isto é mesmo a prova de que este hotel de charme está em perfeito equilíbrio com o meio ambiente e convive em harmonia com a natureza onde se insere.
O edifício foi construído com materiais ecológicos e reciclados e recorre à geotermia e energia solar. Além disso, dispõe de atividades ligadas à natureza e pratica agricultura biológica.
Eco Soul Ericeira Guesthouse, Ericeira
Na Eco Soul Ericeira Guesthouse tudo foi pensado para colocar o conforto e bem-estar dos hóspedes em primeiro lugar, sendo, assim, o local perfeito para relaxar, desfrutar do silêncio e conectar-se com a natureza.
Além disso, está a breves minutos de alguns dos principais pontos turísticos da região, bem como da praia de São Julião, umas das mais selvagens da Reserva Mundial de Surf da Ericeira.
O espaço, considerado um dos melhores eco-resorts de Portugal, foi remodelado há alguns anos e tudo o que foi feito respeita os padrões bioclimáticos e o local foi pensado para sobreviver maioritariamente a energias naturais e renováveis.
Cocoon Eco Design Lodges, Comporta
A Comporta é um dos destinos de praia preferidos e mais bonitos de Portugal Continental. No alojamento Cocoon Eco Design Lodges, um dos poucos projetos turísticos com Certificação Ambiental, encontra cabanas sustentáveis e sustentadas em estacas, assim como uma piscina biológica, uma casa na árvore, uma tenda marroquina, uma horta e uma floresta selvagem sem fim à vista.
Comodidade, design e um ambiente que transmite tranquilidade e bem-estar, num local marcado por boas práticas e que o confirma como um dos melhores eco-resorts de Portugal:
- Não impermeabilização do solo;
- Não edificação (todas as construções são amovíveis);
- Replantação de espécies locais;
- Utilização de tecnologias termo solar e foto voltaica;
- Gestão e consumo otimizado de água e energia;
- Tratamento seletivo dos resíduos e compostagem;
- Utilização de madeiras com certificação ambiental;
- Utilização de materiais reciclados.
Imani Country House, Évora
Para descobrir um Alentejo diferente, a Imani Country House é o local a escolher. Rodeado de jardins centenários e bosques de cedros – não é por acaso que mesmo ao lado se situado o Cromeleque dos Almendres – o maior monumento megalítico da Península Ibérica.
Na Imani, alia-se um ambiente acolhedor a um serviço de excelência, sendo este o refúgio perfeito para descansar, relaxar e partir à descoberta de uma das regiões mais ricas de Portugal.
Casa Vale da Lama, Lagos
No eco resort Casa Vale da Lama, em Lagos, poderá praticamente esquecer que o mundo existe: não há Wi-Fi nos quartos nem televisões.
As portas de vidro, vão desde o chão até ao teto e são a tela perfeita para deixar os problemas, a rotina, os stresses e a confusão de parte. Aqui nada disso existe, por isso, aproveite para voltar a conectar-se consigo próprio, para recuperar as suas energias e sentir-se como não se sentia há muito tempo.
E nem a alimentação foi deixada ao acaso, o chef Bruno Ferraz é especialista em pratos vegetarianos e veganos e transforma os produtos da quinta em verdadeiros repastos.
Furnas Lake Villas, São Miguel – Açores
Também nos Açores a preocupação com o lado mais sustentável do turismo é visível. Assim, hospedar-se no Furnas Lake Villas é como voltar às raízes, às nossas origens, pela simplicidade, mas com um toque moderno e atual.
As villas são revestidas em madeira de criptoméria, um material produzido na ilha e que origina produtos finais inspirados em celeiros rústicos locais, de formato retangular e colocadas numa série de pilares baixos de cimento acima de um espelho de água.
Melia Madeira Mare Resort & Spa, Funchal – Madeira
Com uma vista deslumbrante sobre o oceano atlântico e com acesso à promenade marítima e à Praia do Gorgulho, o Meliá Madeira Mare está em plena zona do Lido, um dos principais centros comercias e de lazer da zona turística madeirense.
Os quartos modernos e confortáveis possuem varanda privativa e compões linhas de design contemporâneas e de inspiração marítima.
O alojamento respeita várias normas ecológicas de sustentabilidade: eficiência energética, reutilização e reciclagem, monitorização do consumo e qualidade da água e o consumo de alimentos locais e da época.