Tem um espírito aventureiro? Não sabe que carreira escolher? À primeira vista pode parecer que não existe qualquer ligação entre estas duas perguntas, mas na realidade existe. A verdade é que a personalidade de uma pessoa influencia as suas escolhas e nem a carreira fica de fora. E tal como existem empregos mais adequados para pessoas mais tímidas ou que preferem trabalhar sozinhas, também existem alguns mais indicados para quem gosta de uma boa dose de aventura. Se é o seu caso, conheça os melhores empregos para aventureiros.
4 (bons) empregos para pessoas aventureiras
Nem sempre é fácil escolher a carreira a seguir, mas conhecer bem os seus traços de personalidade pode ajudar, já que vão definir a sua capacidade de adaptação a certas realidades e diferentes cenários de trabalho. Aquilo que para as pessoas mais tímidas será um obstáculo, para os mais extrovertidos já não será bem assim. Uma pessoa mais extrovertida e/ou aventureira estará mais predisposta a seguir carreiras que impliquem um forte contacto com outras pessoas ou viagens por exemplo. Não há como negar que a personalidade será determinante nas escolhas profissionais. E também não há dúvidas que para os mais aventureiros há carreiras que assentam que nem uma luva. Ora veja.
1. Jornalistas, fotógrafos e operadores de câmara
Tudo profissões que implica muito contacto com outras pessoas e pode ainda implicar muitas viagens e até situações mais perigosas em alguns casos (se for correspondente em países em guerra por exemplo). Claramente só alguém com espírito aventureiro e sem medo de arriscar terá “estaleca” para estas profissões. A melhor parte é que permite trabalhar nas mas variadas áreas, desde a moda à política, à cobertura de eventos sociais ou reportagens sobre vida selvagem, por exemplo.
2. Assistente de bordo
Óbvio, certo? É um dos melhores empregos para quem gosta de viajar e um dos que garante aventuras diárias. Afinal dá a possibilidade a estes profissionais de todos os dias viajaram para vários pontos do mundo. Claro que requer muito tacto para saber lidar com alguns passageiros mais difíceis, mas ainda assim promete uma boa dose de aventura.
3. Piloto de aviões
Tal como os assistentes de bordo, esta profissão promete muitas viagens. Mas aqui o raio de acção pode ser muito maior, já que não falamos apenas de pilotos de voos comerciais, mas podemos também estar a falar de pilotos de aviões militares, por exemplo. Aventura para estes senhores (e senhoras) é coisa que não falta de certeza.
4. Assessor de Comunicação / Relações públicas
Não acredita? Mas é. Pense bem. Esta profissão requer uma forte capacidade para lidar com o público e boas competências comunicativas. Até aqui tudo bem, mas há profissionais desta área trabalham na área da gestão de crise, por exemplo. E têm que estar preparados para de forma rápida “limparem” a imagem (ou minimizarem os danos para a imagem) da empresa que representam perante os meios de comunicação ou do público em geral.
E então, tem espírito de aventura?
Estes são apenas alguns dos exemplos. Há outros. Mas o que importa é que perceba que a sua personalidade tem (e deve) ser tida em consideração na hora de escolher uma profissão, já que os seus traços de personalidade vão, obviamente, influenciar o seu trabalho.
Veja também: