A crescente procura por artigos vintage, retro e produtos em segunda mão não é um conceito recente mas, nas últimas décadas, demonstra que estes estilos continuam a influenciar fortemente colecionadores, artesãos, apaixonados pelo estilo vintage, mas também um público cada vez mais curioso e exigente, vasto e diversificado.
Entre a possibilidade de entrar e percorrer os espaços físicos – em lojas especializadas nestes artigos – e os inúmeros sites de compra e venda disponíveis online, comercializar produtos em segunda mão ou produtos vintage tornou-se um negócio tão criativo como apelativo, em crescimento, envolvendo profissionais de áreas muito distintas.
As 5 melhores lojas online de produtos vintage
Estas são algumas das melhores lojas de artigos vintage disponíveis online.
P55
A plataforma P55 é portuguesa e tem espaço físico em Matosinhos. Para além da compra e venda online de arte, decoração, joias, antiguidades e produtos de luxo em segunda mão, também organiza mensalmente leilões de produtos vintage, sendo possível licitar presencialmente ou online.
Apresenta uma seleção cuidada, desde arte sacra, joalharia, faiança, livros, mobiliário, pintura, escultura, porcelanas, pratas e relógios. No site, existe uma secção inteiramente dedicada a produtos vintage.
Se pretende vender as suas peças, a P55 apresenta uma solução simples, justa e transparente.
Etsy
Esta plataforma, que surgiu em 2005, apresenta uma ampla variedade de artigos e reúne uma das maiores comunidades a nível mundial de criativos, artistas, entusiastas, comerciantes e consumidores, num mercado que não se restringe ao online, promovendo igualmente o contacto offline.
O artesanato e o vintage são um dos cartões-de-visita deste site, onde é possível comprar e vender produtos vintage, desde vestuário para homem, mulher e criança, acessórios de moda, arte (fotografia, pintura, escultura, cerâmica, desenho, ilustração), miniaturas, jogos e brinquedos, peças de mobiliário para a casa, material de escritório, joalharia e muito mais.
Com a possibilidade de cada utilizador registado poder abrir uma loja online, a Etsy disponibiliza um Guia do Vendedor, que inclui artigos e dicas úteis de negócio e empreendedorismo, bem como condições atrativas para quem pretende vender os seus produtos. Com 40 milhões de itens disponíveis, 1.7 milhões de vendedores e 26.1 milhões de compradores, a Etsy vende e compra praticamente de qualquer país do mundo.
DaWanda
«Produtos com amor», o slogan da DaWanda, apresenta esta empresa, com sede na Alemanha. À semelhança da Etsy, é possível comprar e vender produtos vintage nesta plataforma, que também funciona como ponto de encontro para artistas, designers e outros criativos.
É igualmente possível comentar e comparar os comentários dos outros utilizadores, recolher inspiração e partilhar ideias e experiências nos blogues e no fórum. Desde 2009 que introduziram produtos vintage, com pelo menos 20 anos.
Zibbet
A plataforma Zibbet também permite a compra e venda de produtos, distribuídos em várias secções, que incluem artesanato, vintage (vestuário, acessórios, livros, joalharia, brinquedos, peças de decoração, louça), mobiliário contemporâneo, arte digital, quadros, desenhos, ilustrações, entre tantos outros.
É possível selecionar e filtrar os resultados consoante o preço, a cor, a localização da loja e o local de entrega do produto. O site dispõe ainda de uma secção inteiramente dedicada a produtos em saldos.
ASOS Marketplace
Focada exclusivamente na compra e venda de vestuário e acessórios de moda, para homem e mulher, incluindo joalharia, relógios, óculos e malas, a ASOS Marketplace permite que os seus vendedores abram a sua própria Boutique, nas quais qualquer comprador poderá deixar o seu feedback.
Consoante a avaliação atribuída pelos utilizadores, é possível pesquisar pelas Boutiques mais populares ou pelas mais recentes e criar uma lista a fim de seguir as Boutiques que mais agradam ao consumidor.
Veja também: