Adora conduzir mas não aguenta estar horas enfiado no trânsito? É daquelas pessoas que ferve em pouca água ao volante ou não consegue manter a calma? Irrita-se porque estão sempre a trocar os sentidos ou porque a sinalização está mal feita?
De facto é bem verdade que há países onde conduzir é uma experiência bem melhor do que noutros. Se adora andar com um carro nas mãos, vai gostar ainda mais de saber quais são os países onde é mais fácil conduzir.
O ranking foi feito pela Waze que acaba de lançar o seu primeiro estudo que dá pelo nome de “Índice de Satisfação do Condutor”. Este estudo foi recolher dados de cerca de 50 milhões de utilizadores em mais de 32 países diferentes. O resultado final do inquérito revela quais são os melhores países para conduzir.
O que contribui para uma boa qualidade na condução? Simples:
- a qualidade das infraestruturas rodoviárias;
- o número de acidentes;
- o acesso a postos de combustível;
- a facilidade de estacionamento;
- a ausência de grandes perigos na estrada.
Há, de facto, alguns países que conseguem reunir as melhores condições para que um condutor se sinta bem na estrada, mesmo que não consigam fugir muito a fatores como por exemplo o volume de tráfego a uma determinada hora. Mas a verdade é que mesmo com trânsito, se as condições de circulação forem boas (ausência de buracos na estrada, mais do que uma faixa de rodagem ou boa sinalização), a experiência de condução tende a tornar-se, para os condutores, algo bem mais aprazível.
Depois de muita estrada percorrida com este inquérito, a Waze chegou à conclusão de que a Holanda é o país indicado pelos utilizadores para o primeiro lugar dos melhores países para conduzir. De bicicleta ou de carro, parece que a experiência de condução na Holanda é algo agradável.
Top 10 dos melhores países para conduzir
1. Holanda
2. Letónia
3. Estados Unidos da América
4. Suécia
5. República Checa
6. Bélgica
7. França
8. Itália
9. Hungria
10. Eslováquia
Veja também: