Criar um negócio nunca é fácil. É preciso ter muita coragem, confiança, disciplina, motivação e muito mais. Um estudo recente, publicado pela revista Exame, mostra-nos quais são os melhores países para empreender em todo o mundo.
No topo da classificação estão países Europeus, Asiáticos e da América do Norte. No estudo foram inquiridas 16.000 pessoas acerca de atributos relacionados com determinados países, de modo a decidir quão bom é um país para empreender.
No ranking, Portugal apareceu em 23º lugar, o que significa que ainda temos algo a melhorar. No entanto, ficámos acima de países como o Brasil e a Grécia.
10 Países com excelentes condições para empreendedores
1. Alemanha
No topo da lista de melhores países para empreender vem a Alemanha, que se destacou graças ao desenvolvimento da sua infraestrutura, da especialização e educação da população e da segurança jurídica que uma empresa tem.
A Alemanha é muitas vezes vista como o céu para as Startups, graças ao ambiente empreendedor sentido no país, alimentado por histórias de sucesso como a SoundCloud.
2. Japão
Em segundo lugar vem o Japão, reconhecido mundialmente pela inovação em vários setores, como o tecnológico. O motivo para a Alemanha se ter destacado face ao Japão foi a relativamente baixa qualificação deste no acesso ao capital, e na transparência de práticas de negócios.
3. Estados Unidos
Parece estranho os Estados Unidos não terem aparecido em primeiro lugar entre os melhores países para empreender, mas isto deve-se à falta de transparência em negócios, e a ter uma população com uma educação ligeiramente inferior à da Alemanha ou do Japão, de acordo com os inquiridos.
4. Reino Unido
Atrás do Estados Unidos vem o Reino Unido, que apresenta boas classificações em todos os fatores considerados, mas ainda assim inferiores aos americanos. A grande falha do país está na inovação, de acordo com o estudo.
5. Canadá
Tal como os Estados Unidos e o Reino Unido, o Canadá tem uma economia bastante sólida que ajuda empreendedores a lutarem pelos seus sonhos, com vários recursos disponíveis para os mesmos. Falha, no entanto, em termos de inovação e especialização tecnológica.
6. Suécia
A Suécia tem também uma economia sólida como os exemplos dados acima, mas neste país a especialização tecnológica deixa algo a desejar, tal como a capacidade de inovação – ainda mais do que no Canadá.
7. Holanda
A Holanda vem em 7º lugar pelos mesmos problemas que a Suécia e o Canadá, mas com um grau de seriedade ainda maior. Neste, falha também o ambiente empreendedor. Ainda assim, encontra-se entre os 10 melhores.
8. Dinamarca
A Dinamarca oferece boas condições de acesso ao capital e boas infraestruturas, o que a coloca na lista dos melhores 10 países para empreender. Juntando isto a uma mão-de-obra especializada e transparência em práticas de negócios, temos um país acima de várias potências Asiáticas.
9. Singapura
A representar a Ásia entre os melhores países para empreender vem a Singapura, que tem crescido muito a nível económico nos últimos anos, e que não parece estar a querer abrandar. O próximo país Asiático seria a Coreia do Sul, em 12º lugar.
10. Austrália
Por fim temos a Austrália, membro de várias organizações internacionais que a ajudam a ter um PIB per capita relativamente elevado, uma população qualificada e boas relações com o resto do mundo.
Veja também: