Share the post "Conheça os 20 melhores países para ser jovem (e Portugal está no top 10)"
É jovem e adorava um país à sua medida? Há, de facto, países incríveis para os jovens viverem, por todos os motivos e mais algum. O último estudo do género divulgado online é o da Comunidade das Nações, contemplando a população entre os 15 e os 29 anos de 183 países. Vamos lá ver quais é que são, afinal de contas, os melhores países para ser jovem? Acha que consegue adivinhar em que lugar ficou Portugal?
Contextualizando, este índice contempla e problematiza o conceito de desenvolvimento da juventude, que pode ser entendido desde várias perspectivas. A abordagem escolhida vem baseada em capacidades (entenda-se possibilidades ou liberdades) intimamente ligadas a uma boa vida humana, que são: liberdade civil, liberdade de participação no processo político, ter acesso a um bom sistema de saúde, nutrição adequada, condições de habitação, oportunidade e liberdade de satisfação sexual e poder de escolha no que toca à reprodução, oportunidades de educação e de emprego. A Comunidade das Nações define, então, o conceito do desenvolvimento da juventude como melhorando o estatuto dos jovens, dando-lhes poder e ferramentas para que eles próprios construam as suas competências e capacidades. Ou seja, os jovens devem ter acesso, contribuir e beneficiar de um ambiente político estável, economicamente viável e em que exista estado de direito, sendo cidadãos activos no seu meio.
Acha que consegue adivinhar em que lugar ficou Portugal na lista dos 20 melhores países para ser jovem? Pista: feitas bem as contas, parece que não se está nada mal em Portugal! É importante ter em consideração que no último estudo, Portugal aparecia na 30ª posição.
Os 20 melhores países para ser jovem
É claro o peso da Europa, ocupando 15 dos primeiros 20 lugares dos melhores países para ser jovem. Da Oceania, temos a Austrália e a Nova Zelândia; da América, o Canadá; e da Ásia, o Japão e a Coreia do Sul.
- Alemanha
- Dinamarca
- Austrália
- Suíça
- Reino Unido
- Holanda
- Áustria
- Luxemburgo
- Portugal
- Japão
- Nova Zelândia
- Eslovénia
- Suécia
- Canadá
- Irlanda
- Noruega
- Bélgica
- Coreia do Sul
- França
- Malta
Os 20 piores países para ser jovem
Agora que já conhece os melhores países para ser jovem, aproveitamos para também o informar dos piores. Destes 20, 19 localizam-se em África. Apenas um fica na Ásia, o Afeganistão.
- República Central Africana
- Chade
- Costa do Marfim
- Níger
- Guiné Equatorial
- Guiné Bissau
- Moçambique
- Zâmbia
- República Democrática do Congo
- Mali
- Benim
- Mauritânia
- Lesoto
- República do Congo
- Gabão
- Tanzânia
- Afeganistão
- Angola
- Madagáscar
- Eritreia
Apesar de haver países com conflitos armados, com instabilidade social e política, a verdade é que, a nível global, a tendência é que o Desenvolvimento da Juventude tem vindo a melhorar e espera-se que continue nessa direção.
Se ficou com interesse em saber mais sobre este assunto, é só aceder ao relatório completo.
Veja também: