O Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (BCSD Portugal) questionou 47 das empresas que fazem parte do grupo, e identificou 12 profissões com mais falta de profissionais no nosso país. Estas podem bem ser as melhores profissões para apostar na procura de emprego.
Antes de avançarmos, importa explicar que o BCSD Portugal é uma associação sem fins lucrativos, de utilidade pública, que agrega e representa empresas que se comprometem ativamente com a sustentabilidade.
Com cerca de 90 membros, entre os quais se encontram as maiores empresas nacionais, o BCSD tem ampla representação setorial e integra a maioria das empresas do índice bolsista PSI20. As empresas do BCSD Portugal dão emprego direto a mais de 270 mil colaboradores.
O BCSD Portugal integra a rede global do WBCSD – World Business Council for Sustainable Development, a maior organização empresarial internacional a trabalhar na área do desenvolvimento sustentável.
De acordo com o BCSD Portugal, até 2020, um total de 47 empresas vai criar entre 7.500 e 11.200 postos de trabalho em Portugal. Um questionário realizado junto destas 47 empresas identificou onde existem mais falta de pessoas no nosso país, divididas pelas seguintes cinco áreas:
- engenharia tecnológica;
- comercial, marketing e comunicação de informação;
- ciências económicas;
- operações e logística;
- automação.
Conheça as 12 melhores profissões para conseguir emprego
O questionário, realizado pela associação a 47 empresas que empregam 240 mil colaboradores e faturam 67 mil milhões de euros na sua atividade global, é o ponto de partida para um trabalho posterior de sensibilização dos jovens em idade de decidir o seu futuro para as profissões identificadas no estudo.
As melhores profissões que vão garantir um emprego, segundo o estudo do BCSD Portugal, são 12 e distribuem-se pelas seguintes cinco áreas:
Engenharia tecnológica
1. Técnico de Redes
2. Programador
3. Analista de Sistemas
Comercial, marketing e comunicação
4. Técnico de CRM/ Marketing Relacional
5. E-commerce
Ciências económicas
6. Gestor de Risco
7. Controller de Gestão
Operações e logística
8. Técnico de Operação Logística
9. Responsável de Entreposto Logístico
Automação
10. Técnico de Robótica
11. Programador CNC (máquinas robotizadas)
12. Programador de Automação
O estudo procurou perceber também quais as competências comportamentais mais importantes para as empresas. A liderança é a competência comportamental mais escassa entre os profissionais, enquanto que a orientação para o cliente e a orientação para os resultados são as duas competências mais críticas para o desenvolvimento do negócio.
World Economic Forum: 10 competências para 2020
O relatório The Future of Jobs do World Ecomomic Forum (WEF) dá uma perspetiva do emprego, das competências e estratégia de trabalho para o futuro e vaticina que 35% das competências mais valorizadas no mercado do trabalho atual vão deixar de ser relevantes para reter ou atrair talento. O ano 2020 vai ser marcado por uma robótica avançada, por um transporte mais autónomo, pela inteligência artificial e aprendizagem mecanizada, por exemplo.
Estes desenvolvimentos vão transformar a maneira como vivemos e a forma como trabalhamos. Alguns trabalhos vão desaparecer, outros vão crescer e empregos quase inexistentes vão tornar-se comuns. Naturalmente, para acompanhar o ritmo desta evolução, os trabalhadores vão ter que atualizar as suas competências.
Top 10 skills segundo o WEF
- Resolução de problemas complexos
- Pensamento crítico
- Criatividade
- Gestão de pessoas
- Relacionamento interpessoal
- Inteligência emocional
- Análise e decisão
- Orientação para o serviço
- Negociação
- Flexibilidade cognitiva
6 profissões a desaparecer
No outro lado do espetro das melhores profissões, temos as profissões que conhecemos desde sempre que são agora empregos a desaparecer. O desenvolvimento tecnológico e o surgimento de novas formas de automação, bem como o fácil acesso à internet são as principais causas destas alterações no mercado de trabalho. Deixamos alguns exemplos que também podem ser úteis na escolha do percurso profissional.
1. Agente de viagens
O agente de viagens foi substituído pela internet. Utilizar software online para explorar destinos, comprar viagens e reservar hotéis é atualmente uma tarefa fácil para qualquer pessoa com ligação à internet.
E não podemos esquecer os motores de busca online que ajudam a comparar preços de viagens e até avisam quando viagens para determinados destinos ficam mais baratas.
2. Bancário
São cada vez menos os processos que exigem a deslocação dos clientes às filiais dos bancos. A maior parte das necessidades ficam resolvidas através da automação de procedimentos, caixas multibanco ou recorrendo ao serviços de Internet Banking. Estas são algumas das razões que contribuem para o bancário ser um dos empregos a desaparecer.
Prova desta tendência é já existirem há alguns anos, bancos que funcionam apenas online e por telefone, sem instalações físicas abertas ao público.