Inês Silva
Inês Silva
24 Nov, 2018 - 11:12

As 12 melhores profissões para conseguir emprego

Inês Silva

Está a estudar ou anda à procura de emprego? Podemos dar uma ajuda. Continue a ler e fique já a conhecer as melhores profissões para o futuro.

As 12 melhores profissões para conseguir emprego

O Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável  (BCSD Portugal) questionou 47 das empresas que fazem parte do grupo, e identificou 12 profissões com mais falta de profissionais no nosso país. Estas podem bem ser as melhores profissões para apostar na procura de emprego.

Antes de avançarmos, importa explicar que o BCSD Portugal é uma associação sem fins lucrativos, de utilidade pública, que agrega e representa empresas que se comprometem ativamente com a sustentabilidade.

Com cerca de 90 membros, entre os quais se encontram as maiores empresas nacionais, o BCSD tem ampla representação setorial e integra a maioria das empresas do índice bolsista PSI20. As empresas do BCSD Portugal dão emprego direto a mais de 270 mil colaboradores.

O BCSD Portugal integra a rede global do WBCSD – World Business Council for Sustainable Development, a maior organização empresarial internacional a trabalhar na área do desenvolvimento sustentável.

De acordo com o BCSD Portugal, até 2020, um total de 47 empresas vai criar entre 7.500 e 11.200 postos de trabalho em Portugal. Um questionário realizado junto destas 47 empresas identificou onde existem mais falta de pessoas no nosso país, divididas pelas seguintes cinco áreas:

  1. engenharia tecnológica;
  2. comercial, marketing e comunicação de informação;
  3. ciências económicas;
  4. operações e logística;
  5. automação.

Conheça as 12 melhores profissões para conseguir emprego

profissões novas

O questionário, realizado pela associação a 47 empresas que empregam 240 mil colaboradores e faturam 67 mil milhões de euros na sua atividade global, é o ponto de partida para um trabalho posterior de sensibilização dos jovens em idade de decidir o seu futuro para as profissões identificadas no estudo.

As melhores profissões que vão garantir um emprego, segundo o estudo do BCSD Portugal, são 12 e distribuem-se pelas seguintes cinco áreas:

Engenharia tecnológica

1. Técnico de Redes

2. Programador

3. Analista de Sistemas

Comercial, marketing e comunicação

4. Técnico de CRM/ Marketing Relacional

5. E-commerce

Ciências económicas

6. Gestor de Risco

7. Controller de Gestão

Operações e logística

8. Técnico de Operação Logística

9. Responsável de Entreposto Logístico

Automação

10. Técnico de Robótica

11. Programador CNC (máquinas robotizadas)

12. Programador de Automação

O estudo procurou perceber também quais as competências comportamentais mais importantes para as empresas. A liderança é a competência comportamental mais escassa entre os profissionais, enquanto que a orientação para o cliente e a orientação para os resultados são as duas competências mais críticas para o desenvolvimento do negócio.

Descubra 20 novas profissões em crescimento

World Economic Forum: 10 competências para 2020

O relatório The Future of Jobs do World Ecomomic Forum (WEF) dá uma perspetiva do emprego, das competências e estratégia de trabalho para o futuro e vaticina que 35% das competências mais valorizadas no mercado do trabalho atual vão deixar de ser relevantes para reter ou atrair talento. O ano 2020 vai ser marcado por uma robótica avançada, por um transporte mais autónomo, pela inteligência artificial e aprendizagem mecanizada, por exemplo.

Estes desenvolvimentos vão transformar a maneira como vivemos e a forma como trabalhamos. Alguns trabalhos vão desaparecer, outros vão crescer e empregos quase inexistentes vão tornar-se comuns. Naturalmente, para acompanhar o ritmo desta evolução, os trabalhadores vão ter que atualizar as suas competências.

Top 10 skills segundo o WEF

  1. Resolução de problemas complexos
  2. Pensamento crítico
  3. Criatividade
  4. Gestão de pessoas
  5. Relacionamento interpessoal
  6. Inteligência emocional
  7. Análise e decisão
  8. Orientação para o serviço
  9. Negociação
  10. Flexibilidade cognitiva

6 profissões a desaparecer

No outro lado do espetro das melhores profissões, temos as profissões que conhecemos desde sempre que são agora empregos a desaparecer. O desenvolvimento tecnológico e o surgimento de novas formas de automação, bem como o fácil acesso à internet são as principais causas destas alterações no mercado de trabalho. Deixamos alguns exemplos que também podem ser úteis na escolha do percurso profissional.

1. Agente de viagens

O agente de viagens foi substituído pela internet. Utilizar software online para explorar destinos, comprar viagens e reservar hotéis é atualmente uma tarefa fácil para qualquer pessoa com ligação à internet.

E não podemos esquecer os motores de busca online que ajudam a comparar preços de viagens e até avisam quando viagens para determinados destinos ficam mais baratas.

2. Bancário

São cada vez menos os processos que exigem a deslocação dos clientes às filiais dos bancos. A maior parte das necessidades ficam resolvidas através da automação de procedimentos, caixas multibanco ou recorrendo ao serviços de Internet Banking. Estas são algumas das razões que contribuem para o bancário ser um dos empregos a desaparecer.

Prova desta tendência é já existirem há alguns anos, bancos que funcionam apenas online e por telefone, sem instalações físicas abertas ao público.

3. Caixa de supermercado

Em algumas superfícies comerciais já começaram a surgir caixas de pagamento automático que dispensam a presença de funcionário, situação que começa a ser encarada com normalidade por parte dos clientes.

4. Carteiro

As cartas foram substituídas pelo email, pelas mensagens online. A tecnologia está cada vez mais acessível e não é preciso estar ao computador. Facilmente e a qualquer altura, recorrendo a um smartphone, são trocadas palavras sem ter que esperar muito pela resposta.

Não será um dos empregos a desaparecer totalmente, mas a tendência é reduzir o número de carteiros porque, apesar de ainda haver entregas, há várias empresas de prestação de serviços que optam pela fatura online em detrimento da tradicional fatura enviada pelo correio.

5. Operador Fabril

Neste sector assiste-se a uma cada vez maior modernização tecnológica, grandes unidades industriais  utilizam maquinarias com elevado nível de automação que substituem por completo o trabalho humano.

6. Profissionais de serviços de reparação

Evolução tecnológica, várias tecnologias, automação para produzir em larga escala e reduzir custos. Comprar novo fica mais barato que mandar arranjar. É tão simples quanto isto, esta é a razão da tendência para desaparecer desta profissão.

Veja também: