Share the post "As 12 melhores profissões para manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal"
Manter o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal de forma saudável e estável é uma das grandes dificuldades dos nossos dias. As responsabilidades são muitas, pelos dois lados. O ritmo em que vivemos o dia-a-dia é alucinante. Contudo, há pessoas que fazem melhor esta gestão, uma vez que têm algumas das melhores profissões para manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Mas vamos olhar para o copo meio cheio. Existem profissões que ajudam a manter este equilíbrio. Fique com a nossa lista adaptada da pesquisa do site Glassdoor. Uma lista que sofre atualizações periódicas, mas que ainda está dentro do que se verifica no mercado nacional.
Os dados baseiam-se no grau de satisfação dos profissionais inquiridos (nos EUA), com base na sua carga de trabalho e qualidade de vida, sendo que as avaliação variava de 1 a 5, em que 1 é extremamente insatisfeito e 5 extremamente satisfeito. Os resultados permitem concluir quais as melhores profissões para manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
12 melhores profissões para manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal
1. Recrutadores empresariais
Com uma classificação de 4.1, a área dos Recursos Humanos, sobretudo a nível corporativo, parece reunir o consenso no que toca a manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Um dado interessante sobre esta profissão é a sua forte componente humana.
2. Designer UX
Os designers da área digital, particularmente da User Experience (UX), ou experiência do utilizador, também estão na lista com uma classificação de 4.1. Estes profissionais projetam websites e apps e a forma como as usamos.
3. Cientista de dados
Normalmente ouvimos chamar esta profissão pelo nome em inglês, data scientist. Outro exemplo ligado às novas tecnologias, à crescente utilização dos média e à forma como os nossos dados são tratados. Mantém uma classificação de 4.0 na lista.
4. Strategy Manager
Com a mesma classificação está o strategy manager. Este tipo de profissional faz parte de uma empresa com o objetivo de implementar estratégias que vão de encontro ao crescimento da mesma. Pessoas com características analíticas e organizacionais elevadas. São contratados para pôr em prática ações que ajudem as organizações a crescer e já é uma posição executiva.
5. Designer UI
Tal como os colegas do UX, os designers de UI (User Interface) trabalham tendo em vista as necessidades humanas no mundo multimédia. A classificação para esta profissão é de 4.0.
6. Coordenador de recrutamento
Voltamos aos recursos humanos para mais um exemplo bem-sucedido do que é manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. A nota é também de 4.0.
7. Gestor de Contas
Outra posição administrativa de algum calibre que conta com a classificação de 4.0. Exige também uma responsabilidade algo elevada, mas em contrapartida permite o equilíbrio procurado.
8. Mobile Developer
Quem desenvolve sistemas dirigidos sobretudo a telemóveis também atribui uma pontuação de 4.0 à sua profissão. Mais uma ligada à necessidade imposta pelas novas e altas tecnologias.
9. Professor substituto
Nesta profissão, existe de facto mais tempo livre e a possibilidade de ter outros rendimentos. Conta com uma classificação de 3.9. Estamos novamente numa área com alto contacto humano.
10. Assistente de biblioteca
O mesmo se aplica a funcionários de bibliotecas. A classificação também é 3.9, muito graças a bons horários e ambientes tranquilos.
11. Gestor de redes sociais
Uma das profissões mais procuradas, desejadas e requisitadas dos últimos (recentes) anos. A pontuação é de 3.9. Organização e mobilidade ajudam ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
12. Web Designer
Considerada também uma das profissões mais pagas, fica com 3.8 na classificação.
Concluindo, podemos verificar que a lista das melhores profissões para manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é dominada por empregos ligados às novas tecnologias e recursos humanos. Empregos que se baseiam em recolher, analisar, gerir dados e que estão no mundo web. Curiosamente, são quase todas profissões que surgiram ou foram criadas por necessidade e pela evolução das necessidades humanas e corporativas.