Conciliar o trabalho e a vida familiar é um desejo comum a todos os géneros, no entanto, ganha particular importância quando falamos em mulheres que são simultaneamente mães e profissionais e que pretendem manter o equilíbrio entre estes dois papéis das suas vidas. Por isso, selecionamos as melhores profissões para mulheres que querem manter o equilíbrio entre a vida profissional e a vida familiar.
Hoje em dia, a probabilidade do trabalho invadir a vida pessoal é muito grande, principalmente quando falamos em tecnologia que permite a conexão constante ao trabalho e que pode facilmente consumir o tempo em casa. Tornando, assim, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional especialmente difícil para as mães e pais de crianças pequenas.
Se houve tempos em que as questões salariais ou as possibilidades de progressão na carreira eram fatores decisivos, atualmente a escolha de uma profissão inclui também a ponderação do equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Felizmente, ainda que não as suficientes, são cada vez mais frequentes as empresas que valorizam este aspeto e nas quais as mulheres não se sentem obrigadas a optar entre a carreira e a maternidade.
Propostas do Governo para a conciliação da vida profissional e familiar
Em dezembro de 2018, o Governo apresentou o programa “3 em linha” que assenta em 33 propostas para conciliação da vida profissional, pessoal e familiar. O programa, de acordo com o Governo, “tem como objetivo promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar, como condição para uma efetiva igualdade entre homens e mulheres e para uma cidadania plena, que permita a realização de escolhas livres em todas as esferas da vida. A importância desse equilíbrio é reconhecida no Pilar Europeu dos Direitos Sociais como uma das condições justas de trabalho.”
Estas propostas incluem medidas como, por exemplo, teletrabalho; horários adaptados; incentivos à partilha das licenças entre pais e mães; o direito à dispensa, até três horas, para acompanhamento de menor, até 12 anos, no primeiro dia do ano letivo; medidas de apoio a trabalhadores com situações familiares especiais – famílias monoparentais, familiares com deficiência, familiares com doença crónica, trabalhadores com netos de filhos adolescentes; aumentar o montante do abono de família em função da idade, nos primeiros 6 anos de vida, e alargar a majoração em agregados familiares com dois ou mais filhos, para crianças com menos de 12 meses; reduzir a comparticipação familiar em creches para os segundos filhos e seguintes; entre outras.
Conciliar carreira e maternidade
É uma verdadeira ginástica conciliar a carreira e maternidade, pois as duas funções exigem tempo e dedicação. Mas o mercado de trabalho está repleto de mães que são também ótimas profissionais, o que mostra que é possível conciliar estas duas vertentes.
Além dos avanços na legislação que garantem a licença maternidade e dispensa para aleitamento, entre outros benefícios, muitas empresas estão mais responsáveis e preocupadas com o bem-estar dos colaboradores. O perfil dos trabalhadores também está a mudar e há mais profissionais independentes e prestadores de serviços que estão a ganhar espaço no mercado de trabalho com muito mais flexibilidade e, assim sendo, cada vez mais surgem oportunidades de trabalho adequadas a esta realidade.
Veja as melhores profissões para mulheres que são mães e que permitem uma maior flexibilidade horária.
10 melhores profissões para mulheres que querem conciliar carreira e família
Podem trabalhar em hospitais, consultórios privados, clínicas, ginásios ou prestar serviços para várias empresas. Mas em todos os casos, podem organizar o horário de trabalho tendo em conta as necessidades dos filhos. Falamos obviamente de profissionais que trabalham por conta própria (ou ao domicílio, por exemplo), o que permite que organizem a sua agenda em concordância com os horários dos filhos. A maioria das profissões da área da Saúde proporcionam a vantagem de poder conciliar o horário dos filhos com o horário de atendimento aos pacientes. Já pensou em ser dentista? Aqui também conseguem conciliar o horário dos filhos com o horário de atendimento aos pacientes ou empresas. 5. Arquiteta
Normalmente, uma arquiteta possui o seu gabinete ou presta serviços a empresas, sendo assim possível organizar a agenda e conciliar entrega de projetos com a participação na rotina dos filhos. É mais uma profissão que funciona em escritórios particulares ou através da prestação de serviços. Há flexibilidade para conciliar as rotinas profissionais e familiares. Graças às novas tecnologias tudo fica mais fácil. Que o digam os webdesigners, que podem trabalhar a partir de casa e definir os seus próprios horários. E ainda que este tipo de trabalho requeira uma grande disciplina, também permite usufruir das maravilhas da maternidade. Seja para levar os filhos à escola ou às atividades extracurriculares, por exemplo. Um emprego estável, com salários atrativos e – a melhor parte – que permite conciliar os dois mundos, já que os horários são definidos previamente no início do ano letivo e permitem um ajuste da agenda. Seja através de empresas de tradução ou plataformas online, também aqui o trabalho pode ser feito a partir de casa. Perfeito para acompanhar de perto os filhos e ainda poupar dinheiro com amas ou creches. Modalidades desportivas não faltam e ofertas de emprego também não. E também aqui o horário pode ser acordado o que faz também desta uma das melhores profissões para mulheres. Se nas profissões acima não encontrou a carreira ideal para si, saiba que, seja qual for a sua área, pode sempre trabalhar como freelancer e optar por trabalhar em regime de prestação de serviços. Por exemplo, pode registar-se na Zaask, uma plataforma de contratação online, onde é possível oferecer serviços e responder a ofertas de trabalho. Esta também é uma boa opção para mães “a tempo inteiro” que querem trabalhar em casa e acompanhar de perto o crescimento dos filhos. Veja também:1. Nutricionista
2. Fisioterapeuta
3. Dentista
4. Psicóloga
6. Advogada
7. Webdesigner
8. Professora universitária
9. Tradutora
10. Instrutora de fitness (ou outras modalidades desportivas)
Trabalhar como freelancer