Ivo Monteiro
Ivo Monteiro
20 Mai, 2020 - 13:58

10 dos melhores sites de compras internacionais

Ivo Monteiro

Conheça alguns dos melhores sites de compras internacionais onde pode encontrar as melhores marcas e produtos, ao melhor preço.

melhores sites de compras internacionais

Ao longo dos últimos anos as compras online invadiram grande parte dos mercados a nível internacional e Portugal não foi excepção. Comprar online trouxe acesso a marcas não disponíveis em lojas físicas no nosso país, permitindo poupar tempo em deslocações e ainda dando acesso aos mais diversos descontos e vantagens.

Esta forma de comprar assume acrescida importância na sociedade contemporânea onde comodidade e rapidez são impreteríveis. Fique a par, então, de alguns dos melhores sites de compras internacionais.

Melhores sites de compras internacionais e plataformas de descontos

Vale a pena comprar tecnologia da China online?

1. Amazon

A Amazon continua a ser o maior revendedor online a nível mundial e, como tal, a oferta de produtos à escolha é assinalável. Não existindo, por enquanto, armazém da Amazon em território nacional, pode sempre fazer as suas compras através do site espanhol.

Na amazon.es praticamente todos os produtos são enviados para Portugal e a custos relativamente baixos. As encomendas, por norma, demoram entre 2 a 3 dias úteis a chegar.

2. Ebay

O eBay é o maior site mundial de leilões, onde pode encontrar todo o tipo de produtos, novos ou usados.

Existem três modalidades de compra e venda no eBay: o leilão, em que os interessados fazem as suas licitações sobre o produto e leva a melhor quem no final tiver a proposta mais alta; a oferta direta ao vendedor, caso este tenha disponibilizado essa opção; ou através da compra imediata.

Em qualquer um dos casos é sempre importante verificar se o vendedor é fiável. Para isso pode consultar os comentários e avaliações atribuídos por outros utilizadores que com ele tenham negociado anteriormente. Além de vendedores individuais, também há empresas que fazem vendas através do eBay.

Antes de fazer a compra convém sempre confirmar o preço de envio para Portugal, não vá o transporte ficar mais caro do que a encomenda. Veja, a este propósito, as nossas dicas sobre como comprar no eBay.

3. Etsy

O Etsy é um mercado online de venda de artigos de artesanato e em segunda mão.

A empresa não possui um centro logístico, apenas compradores e vendedores independentes espalhados pelo mundo. O método de envio e os portes dependem exclusivamente do vendedor, com quem pode contactar diretamente.

A comunicação entre quem compra e quem vende é, aliás, incentivada pela própria plataforma, de modo a tornar a experiência de compra mais personalizada.

4. Asos

A Asos é uma loja britânica online onde pode encontrar mais de 850 marcas de roupa, sapatos e acessórios para mulher e homem. Para além de ser uma revendedora de marcas como Adidas, Missguided, Calvin Klein, entre outras, possui também uma linha própria, bem como um marketplace com peças novas ou vintage de mais de 750 lojas.

Os portes de envio para Portugal são de 4 euros. Contudo, para qualquer compra acima dos 42 euros, os portes serão gratuitos.

5. Farfetch

A Farfetch é uma empresa de comércio online de moda de luxo nacional e internacional que vende marcas exclusivas e premium. Pela exclusividade dos seus produtos a Farfetch não possui stock, sendo que todas as peças vêm diretamente das marcas e lojas parceiras.

6. Cashback World

A Cashback World é uma plataforma de descontos que possibilita ao consumidor ter benefícios em todas as suas compras em qualquer uma das 150 mil empresas parceiras, nos países em que a empresa se encontra presente.

Para além de parcerias no mercado offline, com dezenas de milhares de empresas físicas onde o consumidor poderá usufruir de benefícios, também no mercado online a Cashback World se destaca.

As informações sobre os benefícios associados às compras são apresentadas ao visitar o site da empresa, tendo deste modo o consumidor acesso a Cashback (percentagem do montante gasto que retorna à conta bancária do consumidor) e Shopping Points (pontos de fidelização universais que podem ser descontados em qualquer parceria a nível internacional).

Assim, nas suas compras online pode valer a pena verificar se a empresa integra ou não esta comunidade de compras.

7. AliExpress

AliExpress é uma plataforma chinesa, com inúmeras lojas à disposição e com grande variedade de departamentos. Tem ganho bastante popularidade, não só pelos preços baixos e por tudo o que lá se pode encontrar, mas também pela facilidade em comunicar com os vendedores que podem ser verificados ou acompanhados através da pontuação dada por outros compradores na plataforma.

Fim da isenção do IVA
Veja também Compra produtos online fora da UE? Prepare-se para pagar IVA

8. Dealextreme

Dealextreme é uma das plataformas chinesas mais recomendadas para compras online. Tem milhares de produtos disponíveis, da tecnologia ao vestuário, passando pela saúde, beleza ou videojogos entre muitos outros.

Os preços são bastante apetecíveis mas convém estar atento aos comentários e feedback em relação aos artigos e vendedores.

O site está traduzido para português (embora com limitações) e alguns dos produtos têm envio grátis. De qualquer forma vale a pena confirmar bem os custos com portes antes de fazer a encomenda.

9. Notino

É uma plataforma online que vende artigos de perfumaria e cosmética de marcas reconhecidas a preços apetecíveis.

Notino tem sede em Praga, na República Checa, e envia para vários países da Europa. Os portes têm um custo de 5,95 euros para o envio normal, valor ao qual acresce 2 euros se preferir a opção de pagamento contra-reembolso.

10. GearBest

A China é a rainha dos sites de compras internacionais. A GearBest é mais uma loja virtual chinesa, conhecida sobretudo pela venda de aparelhos eletrónicos e pequenos eletrodomésticos a preços mais acessíveis.

A plataforma conta com um sub-site português, onde se pode ler que “em caso de falta de conformidade dos bens com o contrato, a garantia legal, conforme definido na lei, será totalmente aplicada”.

O custo com portes depende do peso do produto, da origem, do destino, do método de envio e dos armazéns, entre outros factores. Para evitar as taxas alfandegárias, a melhor solução é mesmo optar por armazéns localizados na Europa.

Vantagens e desvantagens das compras online

Vantagens

1. Variedade de marcas e produtos

As compras online, e em particular através de plataformas e sites internacionais, permitem trazer a qualquer um que tenha ligação à internet uma quantidade enorme de marcas e produtos a que, de outra forma, a maioria de nós não teria como aceder.

2. Preços apelativos e promoções constantes

Na grande maioria dos sites poderá encontrar diariamente novas promoções, descontos associados ao registo como utilizador, descontos para estudantes, entre muitos outros, o que torna ainda mais apetecível este mercado tão mais cómodo e imediato quando comparado com os centros comerciais que habitualmente frequentamos.

3. Devoluções

A esmagadora maioria dos sites possibilita prazos para devolução significativamente alargados e políticas de troca, ou mesmo devolução do montante gasto, bastante favoráveis ao consumidor. Neste sentido, caso não goste da peça de roupa escolhida, o tamanho esteja errado ou haja um defeito no produto, usualmente, terá relativa facilidade em solucionar o imprevisto.

Desvantagens

1. Impossibilidade de experimentar ou testar o produto

Esta é, sem margem para dúvidas, a grande desvantagem das compras online. A compra do produto terá que se basear na fiabilidade da marca ou nas experiências de anteriores consumidores, dado que não terá a possibilidade de testar o produto.

2. Custos com o envio

Nas compras online é acrescido ao preço do produto um preço adicional relativo ao transporte. Dependendo da origem dos itens, os custos com portes de envio e, nalguns casos, com taxas alfandegárias, podem atingir valores consideráveis. Muitas vezes, este gasto acaba por não compensar, especialmente quando comparado com o preço do produto.

Ainda assim, de forma a ultrapassar este obstáculo, uma percentagem considerável de sites, possibilita portes de envio gratuitos para compras superiores a determinado valor.

3. Tempo de espera

Outra das grandes desvantagens das compras online é o facto de em muitos marketplaces o tempo de entrega do produto ser elevado. Neste âmbito, existe frequentemente a opção de, com um custo adicional, solicitar a entrega em períodos mais curtos e, desta feita, mais aceitáveis.

Veja também