“Os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais, para a sua segurança”. Estas são palavras de Gustav Larsson, um dos fundadores da Volvo. A história da marca sueca começou em 1927, e hoje vamos conhecer os melhores Volvo de sempre.
A Volvo detém o recorde de segurança automóvel neste momento, produzindo os carros mais seguros à venda em Portugal. E a segurança sempre foi a principal preocupação de Gustav e do seu sócio Assar Gabrielsson.
A palavra Volvo, em latim, significa “eu rodo”, que por analogia depreendemos “eu guio”, e a marca sueca consegue como nenhuma outra dar alma aos seus carros, tendo sempre como principal foco os passageiros e a sua segurança. É verdade que até há alguns anos atrás a Volvo era conhecida por fabricar verdadeiros tijolos com rodas, mas ao longo destes 90 anos de história, a marca sueca produziu alguns dos carros mais bonitos do mundo, e os seus modelos atuais também não ficam nada aquém de outras marcas mais prestigiadas. Aliás, a Volvo, nos últimos anos, subiu mesmo a parada, e hoje em dia é capaz de rivalizar (se não até superar) marcas como a Audi, Mercedes ou BMW, quer a nível de equipamento, quer a nível de design, já que a nível de segurança, a Volvo arruina qualquer modelo da concorrência.
A Volvo é uma das marcas mais ecléticas de sempre, e no seu palmarés constam carros totalmente desportivos, utilitários, compactos, SUV, cross country, sedan… Enfim, a Volvo é uma marca literalmente para todos os gostos. E se valoriza a segurança, então deve conhecer a história do fabricante sueco, e conhecer estes que são os 10 melhores Volvo de sempre.
Os 10 melhores Volvo de sempre
1. Volvo OV4
Foi com este modelo que tudo começou. Produzido entre 1927 e 1929, este foi o primeiro carro da Volvo a ser fabricado em massa, e o facto de ser tão robusto permitia-lhe enfrentar as exigentes estradas escandinavas sem qualquer complicação.
O “Jakob”, como ficou conhecido, foi um carro construído a pensar nas necessidades dos escandinavos, pois naquela altura, os carros importados não lidavam bem com as temperaturas negativas extremas dos países nórdicos, e as suspensões não eram tão fortes para aguentar o pavimento degradado. Com esta jogada de mestre a Volvo lançou-se como uma construtora, e este foi o início de mais de 90 anos de sucessos.
2. Volvo PV651
Com o PV651, a Volvo começou a sua aventura pelos carros premium. Produzido entre 1929 e 1933, este foi o primeiro modelo da marca equipado com um motor de 6 cilindros, e a Volvo utilizou os melhores materiais disponíveis na época na construção este carro. Foi também com este modelo que a Volvo se começou a destacar no capítulo da segurança, pois foi o primeiro modelo a dispor de sistema de travagem nas 4 rodas (até então os carros só tinham travões nas rodas da frente).
Também uma característica curiosa deste carro é que por ser tão robusto, tornou-se viral nas corporações de bombeiros e praças de táxis, pois eram bastante potentes e capazes de circular por qualquer estrada sem avariar.
3. Volvo PV36
Também conhecido como “Carioca”, este foi o primeiro modelo da Volvo onde a componente aerodinâmica tinha bastante importância. Este foi aliás o primeiro Volvo totalmente focado no prazer de condução, pois foi o primeiro carro da marca a ser equipado com suspensão dianteira independente e molas helicoidais no eixo traseiro, o que garantia uma performance muito acima da média ao curvar. Isto foi um grande passo para a segurança automóvel, e era de facto impressionante para um carro produzido na segunda metade dos anos 30.
4. Volvo PV444
Este foi o modelo que catapultou a Volvo para as luzes da ribalta. Entre 1946 e 1958 foram vendidos mais de 200 000 exemplares do PV444. Além de estar equipado com motores de 4 cilindros bastante fiáveis, este Volvo destacava-se por ser o único modelo mais acessível a ser construído num chassis monobloco, isto é, a carroçaria ser apenas uma peça. Isto adiciona rigidez extra ao habitáculo, protegendo ainda mais os ocupantes em caso de acidente.
Apesar de não ser novidade na indústria automóvel, esta técnica era apenas utilizada por marcas mais “premium”. Outra das características de segurança deste carro eram o facto do vidro da frente ser laminado, o que impedia que ferisse os passageiros em caso de acidente.
5. Volvo P1800
Este é considerado um dos carros mais bonitos de sempre, e hoje está ainda avaliado em mais de 50.000€. O Volvo P1800 foi o primeiro carro realmente desportivo da marca a atingir sucesso mundial. Com uma aerodinâmica bastante aprimorada e um motor que debitava 120 cavalos, este modelo era capaz de superar os 200 km/h, o que para um carro produzido entre 1961 e 1972 era um grande sucesso.
A nível de segurança, destacava-se também por ter um sistema de travagem totalmente composto por discos, algo que nem sequer hoje em dia é utilizado por todas as marcas. Este modelo também ficou popularizado por ter feito uma aparição no filme “O Santo”, onde o protagonista era o ator Roger Moore.
6. Volvo 240
A série 200 foi lançada em 1975 e o seu sucesso foi tão grande que continuou a ser produzida até 1993. Este foi um dos modelos mais importantes da marca e é por isso que é um dos melhores Volvo de sempre. O design não era de todo o mais apelativo. Não o era na época e continua a não ser hoje, mas a série 200 contava com 3 versões: a 242 (coupé), 244 (berlina) e 245 (carrinha).
Estes modelos utilizavam motores bastante eficientes e estavam equipados com suspensões do tipo McPherson, que ainda hoje são utilizadas em modelos da BMW e Porsche por serem consideradas bastante leves e resistentes. O motor de 2 litros recorria a um turbo para fazer debitar 155 cavalos, e levava estes carros dos 0 aos 100 km/h em 9,0 segundos e todos eles tinham velocidades máximas superiores a 200 km/h, tornando a 244 a carrinha mais rápida da época.
7. Volvo V70 XC
Hoje em dia várias marcas fabricam carrinhas 4×4, mas em 1997 a Volvo, a par da Audi, foi pioneira neste tipo de veículos que ainda hoje representam um nicho de mercado. A Volvo XC70 é baseada na sua “irmã” V70, mas viu as suas suspensões serem reforçadas, a sua altura ao solo ser aumentada, e viu também serem adicionadas proteções inferiores e laterais, tornando esta carrinha capaz de ultrapassar qualquer obstáculo.
A Audi A6 Allroad era na verdade um dos carros mais feios da época e nunca teve o sucesso que a Volvo V70 Cross Country teve, porque além de muito mais segura, esta carrinha era bastante mais bonita.
8. Volvo S60 Polestar
A Polestar está para a Volvo como a AMG está para a Mercedes, a M está para a BMW ou a RS está para a Audi. É a divisão mais “picante” da Volvo, e pegou naquele que era um dos melhores Volvo de sempre (o S60) e adicionou-lhe uns “pózinhos mágicos”. O S60 Polestar utiliza um motor 3.0 de 6 cilindros em linha, que produz 350 cavalos. Os preços destes modelos não são propriamente baratos, mas nenhum outro consegue aliar potência e segurança como estes Volvos. E os entusiastas dos automóveis ficam bastante agradecidos à Volvo por ser capaz de se intrometer entre os “3 grandes alemães” na luta pelos sedan mais rápidos do mundo.
9. Volvo XC90
O XC90 é o carro mais seguro atualmente em produção, e um dos melhores SUV que pode comprar se privilegia espaço, conforto e qualidade. Os preços não são exatamente baratos, e começam nos 69.343€, mas convenhamos, a sua segurança não tem preço. O Volco XC90 está em produção desde 202, e até então já vendeu mais de 3 milhões de unidades. Foi até considerado o melhor carro que poderia comprar pelo famoso programa de televisão britânico “Top Gear”.
10. Volvo S90
Também o Volvo S90 está no top 3 dos carros mais seguros do mundo, e este luxuoso sedan é a verdadeira resposta da marca sueca às marcas premium alemãs, mostrando ao público que pagando menos consegue ter um carro tão ou mais capaz que os rivais A6, Classe E ou Série 5, da Audi, Mercedes e BMW respetivamente.
Se isto é suficiente para considerar este um dos melhores Volvo de sempre? Apenas o tempo o dirá, mas para já, este carro já foi capaz de fazer as marcas alemãs tremer e apressar o lançamento de novos modelos, e talvez este seja o carro que marcará o salto definitivo da Volvo de uma marca subvalorizada para uma marca premium.
Veja também: