Carros de luxo alemães são sempre muito apetecidos, sendo que cada uma das grandes marcas tem vários fãs graças à alta qualidade das máquinas que põem no mercado. Hoje, damos uma vista de olhos à escolha entre Mercedes ou Audi, salientado alguns detalhes de ambas para que possa tomar uma decisão de acordo com as suas prioridades.
Note que o artigo se refere às marcas e não a modelos específicos, pois existem dezenas de escolhas que podem corresponder às suas necessidades, sendo que deve pesquisar bem o que há no mercado antes de optar por um modelo.
Mercedes-Benz
A Mercedes rege-se pelo slogan “The best or nothing” (O melhor ou nada”) e está claro que em áreas como o conforto a marca se destaca. Certos detalhes, como a função HOLD que imobiliza o carro para que este não descaia, a sua suspensão especial e o modo como os modelos são feitos fazem com que conduzir um Mercedes seja uma experiência glamorosa e relaxante.
Em termos de luxo, entre Mercedes ou Audi, a Mercedes destaca-se. Os esforços da marca fazem com que não se notem diferenças com aumentos significativos de peso, os interiores são sumptuosos, e inovações como os pneus run-flat simbolizam um esforço claro no que toca à segurança, sendo esta uma qualidade que se destaca em alguns modelos.
Audi
O slogan da Audi “Vorsprung durch Technik” (Progresso através da tecnologia) é bastante claro, e a marca tem demonstrado nos seus modelos que o segue à risca, sendo que estes se destacam por incluírem inovações tecnológicas como o Virtual Cockpit e o Audi Tablet.
A marca não costuma ter modelos com um design muito extravagante, mas é conhecida também por ter interiores luxuosos, e por se focar no conforto e na experiência que o condutor tem nos seus modelos. Apesar de ser subjetivo, entre Mercedes ou Audi, para muitos a Mercedes continua a destacar-se neste campo.
Qual a mais fiável?
Como já tínhamos feito antes, vamos recorrer a um estudo feito pela revista americana Automotive Management, para decidirmos entre Mercedes ou Audi no que toca à fiabilidade.
O estudo mostra-nos que a mais fiável das duas marcas é a Mercedes-Benz, sendo que a Audi apresenta mais problemas e acaba por ficar mais cara quando é preciso ir à oficina reparar componentes. Por outro lado, é também a que menos custos tem no que toca à manutenção rotineira.
Veja também: