Será que o Mestrado em Marketing continua a ser diferenciador no mercado de trabalho? O boom do marketing digital abriu portas a profissionais desta área, mas como saber se o setor está, ou não, lotado? Apresentamos algumas informações para que melhor possa decidir a sua área de mestrado.
Mestrado em Marketing – Critérios para fazer uma boa escolha
A escolha da área de mestrado pode ser determinante na gestão de carreira de cada pessoa. Ela pode condicionar as oportunidades a que cada candidato pode ter acesso no mercado de trabalho, além de constituir um grande investimento financeiro e de tempo. Por essa razão, convém poderar antes de escolher!
Onde frequentar o mestrado em marketing?
Há diversos estabelecimentos de ensino que possuem oferta formativa superior em marketing e algumas até em sub-áreas do marketing, como o marketing digital. A oferta pode situar-se entre a pós-graduação e o mestrado, em organismos privados ou públicos.
Alguns dos mais populares
- Mestrado em Marketing da Faculdade de Economia da Universidade do Porto
- Mestrado em Marketing do IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing
- Mestrado em Marketing Digital – ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
- Mestrado em Marketing – Universidade Católica Portuguesa
Quais os preços?
Nas entidades de ensino superior públicas, os preços rondam os dois mil euros por ano, enquanto no setor privado os valores sobem muito. As pós-graduações, a título exemplificativo, podem custar até seis mil euros, no total. Não se esqueça de que terá outros custos além do valor das propinas! Material de estudo, livros, custos de deslocação e de alimentação (no caso de o mestrado ser pós-laboral) devem ser tidos em conta.
Projeto ou tese?
Em alguns casos, os mestrados prevêem a realização de uma tese, de pendor científico e de investigação. A opção por esta via ajusta-se aos candidatos que querem investigar uma área científica em particular ou nova, e que estejam inclusive a pensar em fazer carreira académica. Se este não for o seu caso e se o seu objetivo for integrar o mercado de trabalho rapidamente, a nossa sugestão é que enverede por um mestrado que lhe dê a possibilidade de realizar projetos em empresas.
Perfil dos docentes
Num mestrado, os docentes são vistos como contactos úteis à sua futura integração profissional. Por isso, não se esqueça de investigar os currículos dos mesmos, tentando compreender se estão efetivamente ligados ao meio empresarial ou se são puramente teóricos e académicos.
Marketing ou Marketing Digital?
O interesse pelo Marketing cresceu abruptamente na última década, e com o boom das redes sociais o marketing digital passou a ser uma área de investimento prioritária. Mas reflita acerca da possibilidade de se especializar nesta área, ou, pelo contrário, de estudar o marketing de forma mais abrangente. Quais os seus objetivos e onde é que pretende aplicar os seus conhecimentos? Estas são as questões que devem guiar a sua escolha!
Veja também: