Inês Silva
Inês Silva
07 Fev, 2020 - 10:49

Metas profissionais: 8 dicas para desenvolver a sua carreira

Inês Silva

Já fez planos para o desenvolvimento da sua carreira no futuro? Aqui ficam as nossas dicas para alcançar novas metas profissionais em 2020!

duas trabalhadoras a festejar bons resultados

Acabado de entrar um novo ano, esta é a melhor altura para se lançar em direção a novas metas profissionais. Aceite as nossas dicas para ajudá-lo a definir, planear e alcançar novos objetivos para a sua carreira em 2020, tendo em conta o contexto em que se situará o mundo laboral.

Bob Dylan compôs The Times They Are A’ Changin‘ há mais de 50 anos atrás, mas os tempos continuam a mudar a uma velocidade estonteante, provavelmente agora mais do que nunca. A mudança de realidade é uma constante no mercado de trabalho e, por si só, obriga-nos a redefinir constantemente as nossas metas profissionais.

O início do ano traz sempre a vontade de recomeços e estabelecer novas metas e objetivos, seja na vida pessoal ou na vida profissional. No entanto, criar metas só por criar pode ser um tiro no pé, quer pela possibilidade de expetativas goradas ou porque o foco da energia vai para objetivos que pouco ou nada acrescentam valor à carreira profissional.

Ou seja, é bom ter metas e objetivos, mas antes de os estabelecer é importante que tenha em consideração estes dois pontos:

  • Estabeleça metas alcançáveis e faça a gestão das suas expetativas;
  • Escolha bem os objetivos, poucos e bons é a melhor opção. Não adianta estipular muitos e não conseguir atingir nenhum ou quase nenhum.

METAS PROFISSIONAIS PARA DEVOLVER A CARREIRA

O mundo em que vivemos está a atravessar uma revolução digital. A inteligência artificial está prestes a tornar-se numa realidade e ameaça tomar conta das nossas vidas. Assim, tudo isto vai fazer com que o mercado de trabalho se adapte, e com ele, a nossa forma de trabalhar.

A capacidade de nos adaptarmos a esses novos registos e métodos de trabalho será determinante para o sucesso tanto dos trabalhadores, como das empresas.

As novas tecnologias estão prestes a chegar, e entre elas, contam-se, por exemplo: os carros de condução automática, a “internet das coisas”, a mobilidade partilhada, a inteligência artificial, a robótica, além de algumas inovações a nível da forma como comunicamos, de um modo geral.

Tudo isto a curto prazo vai mudar também a nossa forma encarar o mercado.

Porque devemos estabelecer metas profissionais?

Ao estabelecer metas e objetivos para a sua carreira, estará a “escrever” o seu destino profissional e, através do estipulado poderá ter um vislumbre daquilo que pode ser alcançado, caso se dedique.

“O caminho faz-se caminhando”, como diria o poeta castelhano, Antonio Machado, e as metas servem como um mapa, ao fixar-se no objetivo final, será mais fácil saber o que fazer, onde ir e que decisões tomar.

Seja qual for o seu grande objetivo, há metas a atingir que o vão ajudar a desenvolver a sua carreira até ao objetivo final.

chefe a felicitar trabalhador por bom trabalho

8 metas importantes a desenvolver

1. Definição de objetivos de fora para dentro

Tendo em conta estas premissas, a primeira dica para alcançar novas metas em 2020 é: os objetivos em termos de “carreira” deverão partir sempre de uma abordagem “de fora para dentro”. Ou seja, partindo não das necessidades da empresa mas sim das necessidades dos consumidores e do mundo exterior e da aprendizagem que estas mudanças de paradigma vão trazer.

2. Abraçar a tecnologia

A segunda dica é: manter-se a par do conhecimento digital. Seja por iniciativa própria do trabalhador, seja por intermédio de formações dadas pela empresa, é fundamental olhar por cima do ombro para todas as transformações no mundo digital que irão ocorrer durante 2020.

Lembre-se sempre que mudanças trazem sempre novas oportunidades.

3. Aprender um novo idioma

Nos dia que correm, saber inglês é muito importante para qualquer profissional. No caso de já dominar esta língua, avance para o espanhol ou mandarim, ambas boas opções para quem trabalha em empresas com negócios à escala global.

4. Soft skills ao comando

Tudo indica que para se conseguir alcançar em pleno todas os objetivos profissionais em 2020 será preciso ter uma grande agilidade de aprendizagem; busca ininterrupta de conhecimento e ser capaz de tomar decisões que envolvam risco.

5. Ampliar o networking

Não basta ser um bom profissional, é importante criar uma boa rede de contactos profissionais num mercado que cada vez mais está saturado.

Podem ser estes contactos a garantir a possibilidade de crescimento profissional e uma vaga de emprego.

6. Começar uma pós-graduação

Fazer uma pós-graduação pode fazer a diferença na sua carreira. Voltar aos estudos significa que vai aprender coisas novas, evoluir e aprofundar o conhecimento, tornando-se, assim, um especialista na sua área.

7. Auto-conhecimento na ordem do dia, sempre!

Tire algum tempo para fazer uma auto-reflexão sincera. Avalie as suas forças e fraquezas, as suas aspirações e sentido de propósito. Ter plena consciência de onde vem e para onde poderá ir, não significa que tudo será mais fácil, mas, pelo menos, tudo terá mais significado e conseguirá encontrar uma maior motivação para enfrentar os desafios decorrentes das suas opções profissionais.

Assim, tal como os pontos fracos precisam de ser identificados para serem melhorados, reconhecer os seus pontos fortes vão também potenciar a sua carreira. Mantenha isso em mente para atingir as suas metas profissionais.

8. Reinvente-se!

Mantenha a mente aberta e disponível para a reinvenção. Não se prenda a convenções. O que é verdade hoje poderá já não ser amanhã. Ou seja, pense sempre além das convenções e nunca dê nada como dado adquirido. Isto aplica-se às áreas de trabalho a que se candidata.

Cada vez mais as empresas estão abertas a contratar perfis com valor, mesmo que provenham de áreas de conhecimento inesperadas ou pouco coincidentes com a função a ocupar.

Lembre-se, um curso não é um rótulo nem uma sentença: as pessoas do futuro trabalharão mais por projetos, e portanto serão vistas como repositórios de competências aplicáveis às mais distintas áreas.

Siga a tendência e arrisque!

Veja também