O Método Montessori é um princípio educacional aplicado normalmente às crianças. Desenvolvido pela médica e pedagoga italiana, Maria Montessori, carateriza-se por lhes proporcionar um ambiente preparado, ou seja, arrumado, agradável na aparência, simples e real, onde cada elemento existe por um motivo específico para contribuir para o desenvolvimento da criança.
Uma sala de aula onde o Método Montessori seja aplicado integra crianças de idades diferentes, num intervalo etário de 3 anos. Desta forma é promovida a socialização, respeito e solidariedade entre crianças em etapas de desenvolvimento diferentes, de forma natural. Por todas as suas caraterísticas, o Método Montessori permite dar um enfoque especial ao desenvolvimento da autonomia, da liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.
O que é um ambiente Montessori?
O ambiente preparado, de acordo com o Método Montessori, oferece à criança oportunidades de se comprometer com tarefas interessantes e escolhidas de forma livre e espontânea, durante longos períodos de concentração que não devem ser interrompidos. Esse tipo de liberdade desenvolve-se dentro de certos limites, o que permite que as crianças convivam em harmonia na pequena amostra da sociedade que acaba por ser a sala de aula.
As crianças trabalham com materiais especialmente concebidos para promover o seu desenvolvimento, e os adultos têm o papel de proporcionar um contexto de exploração do mundo e desenvolvimento de habilidades cognitivas básicas. Os ambientes são criados de forma a que as crianças sejam capazes de reconhecer o erro por si mesmas e tornar-se responsáveis pela sua própria aprendizagem, não dependendo exclusivamente do outro.
O papel do adulto/ professor no Método Montessori
O adulto é simultaneamente observador e guia: ele ajuda e estimula a criança com todo o seu empenho. Isso permite que as crianças ajam, queiram e pensem por si mesmas, ajudando-as a desenvolver confiança e disciplina interior.
Em que fase do desenvolvimento da criança deverá ser implementado?
O Método Montessori abrange todos os períodos da educação, desde o nascimento até aos 18 anos. No entanto, é mais frequente a sua implementação em níveis básicos de ensino e até no ensino pré-escolar. Muitos pais procuram replicar em casa, no quarto da criança, o ambiente Montessori. Um dos elementos sempre presentes é uma cama da qual o bebé possa sair (e para onde possa entrar) sem ajuda e um espelho ao nível do chão.
Principais pilares do Método de Montessori
O Método Montessori guia-se pelos seguintes princípios:
Movimento e cognição: o movimento e a cognição surgem intimamente entrelaçados. O movimento pode melhorar o pensamento e a aprendizagem.
Liberdade de escolha: aprendizagem e bem-estar são melhorados quando as pessoas têm um sentido de controlo sobre as suas vidas. Desenvolve o sentido de independência e de responsabilidade.
Interesse: as crianças aprendem melhor quando estão interessadas no que estão a aprender. Isso ajuda a alcançar compreensão e concentração.
Recompensas interiores: a sentido de erro e o sucesso são do foro interior. Isso contribui para a autoestima, sentido de responsabilidade e pensamento crítico.
Aprender com os colegas: a aprendizagem é fortalecida quando as crianças se ensinam mutuamente. Promove respeito, tolerância e solidariedade.
Aprendizagem inserida num contexto real: aprender num contexto específico e com significado é muitas vezes mais profundo e mais rico do que aprender em contextos artificiais.
Interação professor-criança: o professor observa e acompanha as crianças, dando-lhes a possibilidade de atuar, querer e pensar por si próprias, e ajudando-as a desenvolver autoconfiança e disciplina.
Ordem no ambiente e na mente: as crianças aprendem melhor num ambiente arrumado: quando existe ordem no ambiente e segurança no uso dos materiais de trabalho, a ordem interna da criança também é influenciada positivamente. Promove clareza no pensamento e concentração.
Vantagens do Método Montessori
1. A aprendizagem torna-se mais eficaz e menos morosa (não a obriga o aluno a moldar-se a um método de ensino ao qual não se adapta);
2. A educação desenvolve-se segundo a evolução natural da criança e não ao contrário;
3. Há uma maior consciência de que em cada época da vida predominam certas necessidades e comportamentos específicos, isto é, períodos mais sensíveis (também chamados “janelas de oportunidades”) durante os quais se deve explorar determinadas potencialidades e capacidades;
4. A compreensão mais completa do desenvolvimento permite a utilização dos recursos mais adequados a cada fase e, claro, a cada criança;
5. Este método enfatiza a liberdade de aprendizagem e estimula a responsabilização do próprio aluno em todo o seu processo de aprendizagem;
6. O equilíbrio natural da criança pequena é o principal objetivo de todo o trabalho. É o ponto de partida e chegada do Método de Montessori.
Por fim, o Método Montessori é, essencialmente, aplicado em escolas primárias e algumas de ensino básico, apesar de não ser apreciado pela maioria das instituições.
Porém, há personalidades conhecidas que foram educadas de acordo com os princípios do método aqui exposto, tais como: Sergey Brin (co-fundador da Google), Gabriel García Márquez (Prémio Nobel de Literatura) e, mais recentemente, o príncipe George, de Cambridge, também está a dar os seus primeiros passos a seguir esta metodologia.
Escolas que adotam o Método Montessori
Existem escolas que adotam o Método Montessori um pouco por todo o mundo, e Portugal não foge à regra. Veja a lista que lhe apresentamos para poder inscrever os seus filhos numa delas.
Escolas Montessori na Zona Norte
Veja aqui quais as escolas no Norte do país que adotam o Método Montessori:
- Colégio Eurythmia, Porto
Praça do Império, 380 4150-758 Porto
226 183 962 | 226 168 881 | [email protected] - Os Eres, Leça da Palmeira
Rua Pinto de Araújo, 2 4450-774 Leça da Palmeira
229 965 863 | 914 859 685 | [email protected] - Escola da Ponte, Vila das Aves
Rua José Luís Andrade, 4795-639 São Tomé de Negrelos
[email protected]
Escolas Montessori na Zona Centro
Veja quais as escolas no Centro do país que adotam o Método Montessori:
- Colégio São José, Coimbra
Rua Frei Tomé de Jesus, nº11 3000-195 Coimbra
239 852 330 | 239 825 445 | [email protected] - Projeto Farol, Torres Vedras
Rua 25 de Abril, 2560-278 Torres Vedras
964 089 145 | [email protected] - Boaventura Montessori School, São Pedro do Estoril
Rua Nunes dos Santos, 5 2765-546, São Pedro do Estoril
214 688 023 | 936 319 160 | [email protected] - Montessori Stay & Playdaycare, Cascais
Rua Alexandre Herculano, 186 Sassoeiros, Cascais
936 668 474 | [email protected]
Escolas Montessori na Zona Sul
Consulte aqui as escolas no Sul do país que adotam o Método Montessori:
- Escola do Malhão, Tavira
[email protected] - Clube do Bibe, Vilamoura
Encosta das Oliveiras, Lote 34
289 302 809 | 289 395 738 | [email protected]
Além do universo das escolas propriamente ditas, poderá também recorrer ao Atelier Montessori, em Lisboa. Poderá frequentar workshops para adultos, destinados a promover o Método Montessori ao público em geral, e onde são disponibilizados também ciclos de trabalho de 3 horas para crianças dos 18 meses aos 3 anos, às segundas, terças e quintas. Às terças e sextas é a vez das crianças dos 3 aos 6 anos.