O Metyis Campus, um investimento superior a 15 milhões de euros, foi inaugurado em Gondomar, constituindo um dos mais significativos investimentos empresariais de sempre neste concelho da Área Metropolitana do Porto.
Este novo hub inclui também o Hugo Boss Digital Campus, especializado em eCommerce, análise empresarial avançada, tecnologia e data.
Os dois edifícios que atualmente compõem o Metyis Campus começaram a ser construídos em 2021, prevendo-se a criação de mil novos postos de trabalho, um empurrão decisivo para a economia local e um pólo transformador de toda a comunidade na envolvente.
Metyis em crescimento acelerado
Em declarações ao Ekonomista, Fons Hoogeveen, Senior Partner e Executive Board Member da Metyis, revelou estar “muito orgulhoso tornar termos conseguido tornar este projeto realidade”, adiantando ainda o seu “contentamento” pelo espaço em si e pelo apoio encontrado em Gondomar, em especial por parte do presidente da Câmara, Marco Martins.
“Acho que é um pouco isto que os autarcas devem fazer, ou seja, criar condições para a construção de um ambiente de sucesso para as pessoas e para as empresas”, frisou o responsável da Metyis, que não deixou de lembrar o facto de uma empresa com a dimensão da Hugo Boss também estar envolvida no projeto.
“Temos esta parceria com a Hugo Boss, mas já há conversas com outras grandes empresas para que estudem a possibilidade de se juntarem a nós neste projeto”, diz Fons Hoogeveen.
Aliás, o crescimento é o ponto de mira da Metyis. Segundo Fons Hoogeveen, “em termos globais, temos em desenvolvimento projetos do género na Índia, sendo que o próximo na lista poderá ser na Cidade do Cabo, na África do Sul. Estamos também a desenvolver um grande projeto no México, o que está alinhado com a nossa estratégia de crescimento”.
Mas onde a visão da Metyis já começou a ser realidade é em Gondomar e no Grande Porto. Porquê aqui? Fons Hoogeveen explica: “Somos um negócios de e para as pessoas. Como disse o CEO da Hugo Boss, o Porto é visto como o Silicon Valley da Europa. Há aqui gente muito talentosa e com excelente formação, em excelentes universidades. Creio ser essa a principal razão para termos investido aqui”.
Também presente na cerimónia, Yogen Singh, CEO da Metyis, lembrou que campus do Porto “abre as suas portas no momento em que a Metyis celebra 10 anos, assinalando uma etapa importante que vai permitir fortalecer as nossas parcerias e disponibilizar um espaço de crescimento pessoal e profissional aos nossos colaboradores”.
“Este espaço não só nos permite aprofundar uma colaboração mais sólida e expressiva, como também representa mais um passo significativo na nossa jornada para nos mantermos fiéis à nossa missão”, concluiu.
Parceria com a Hugo Boss
O Hugo Boss Digital Campus é uma joint venture entre a Metyis e a empresa alemã, lançada em 2021. Entre as sedes da empresa em Metzingen, na Alemanha, e no Porto, em Portugal, 250 profissionais vão fazer parte deste digital campus até ao final de 2023.
O espaço inagurado em Gondomar concede a capacidade necessária para maximizar a utilização de data e apoiar a trajetória de crescimento da empresa mundial de moda premium.
Esta parceria, abrange a criação de uma infraestrutura de arquitetura de dados de última geração, análises empresariais avançadas e o desenvolvimento e melhoria da plataforma e dos serviços de eCommerce da Hugo Boss.
“O Hugo Boss Digital Campus é um marco fundamental no nosso trajeto para nos tornarmos a principal plataforma de moda premium, orientada para a tecnologia a nível mundial. Em parceria com a Metyis, vamos desenvolver as nossas capacidades digitais e de análise de data, aumentando assim a competitividade e a eficiência das nossas atividades comerciais”, afirmou Daniel Grieder, CEO da Hugo Boss.
Particularmente satisfeito com a inauguração deste volumoso investimento estava Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar.
“A chegada da Metyis a Gondomar representa um grande passo para a inovação, e estamos a trabalhar todos os dias para atrair este investimento de elevado valor para o nosso território. Este projeto vai gerar cerca de mil postos de trabalho altamente qualificados, o que é absolutamente decisivo para reter os melhores talentos na nossa cidade”, afirmou o autarca.
A Metyis opera em várias áreas de negócio, incluindo bebidas, bens de consumo, moda, serviços financeiros, processamento alimentar, retalho e serviços públicos, entre outras. Atualmente, a empresa tem escritórios no Porto, Lisboa e Faro, empregando mais de 200 profissionais em Portugal, incluindo o Digital Campus.