Share the post "Mina de São Domingos: viagem histórica a terra de mineiros"
A Mina de São Domingos é um portal para o passado mineiro que ali se viveu. Situada no Alentejo, no concelho de Mértola, foi dos complexos mineiros mais importantes de Portugal.
Nos dias de hoje restam as ruínas e as marcas de exploração para contar a história, mas a natureza não se rendeu. Na cativante aldeia e arredores encontrará paisagens infinitas de colinas, árvores e ribeiras com água cristalina.
O magnetismo de Mina de São Domingos prende-se com os contrastes que apresenta aos visitantes. A combinação perfeita entre os vestígios do legado mineiro e a beleza natural.
Por sua vez, Mértola, a pérola do Guadiana, é um testemunho cultural e histórico do tempo dos romanos e mouros. Ruas estreitas, casinhas brancas e castelos medievais formam este magnífico recanto alentejano.
O que visitar na Mina de São Domingos?
Em terra de mineiros uma visita à Mina de São Domingos é imperativa.
Localizada na Faixa Piritosa Ibérica (FPI), foi um dos mais importantes complexos mineiros no Alentejo, derivado da existente riqueza de minerais que fortaleceram a economia local na época.
Aliás, estima-se que tenham sido extraídos 20 milhões de toneladas de minério nesta mina alentejana. Após quase 60 anos desde o seu encerramento, as marcas permanecem.
Uma terra de contrastes que certamente causará sentimentos divergentes a quem a visita, desde fascinante a dramático, a Mina de São Domingos é um dos pontos de referência que vale a pena visitar.
Neste local terá a oportunidade de conhecer, por exemplo, a Achada do Gamo, a antiga fábrica de enxofre da mina, a Corta da Mina, área de exploração mineira a céu aberto, o complexo industrial, as oficinas ferroviárias e diversos locais que compunham a outrora Mina de São Domingos.
Se deseja conhecer mais sobre a história do local e do modo de vida dos mineiros, pode optar por uma visita guiada com um valor de 3 euros.
Uma visita que dará que pensar. Uma viagem ao passado que reflete sobre as consequências do presente.
Casa do Mineiro
De forma a completar ainda mais a sua experiência nesta aldeia mineira, conheça a Casa do Mineiro, uma homenagem à Mina de São Domingos e os seus trabalhadores.
Situada bem no centro da aldeia, ali poderá apreciar objetos típicos da atividade mineira como também conhecer mais sobre a vida daqueles que lá dedicaram os seus esforços.
Ao longo da visita pode percorrer os quartos dos mineiros, que foram conservados ao longo do tempo, assim como informar-se acerca da realidade das suas famílias.
Não deixe de visitar este incrível local, onde cada recanto ecoa os tempos pujantes, embora duros, da atividade mineira em Mina de São Domingos.
Praia da Tapada Grande
Mina de São Domingos é também um refúgio das grandes cidades e da azáfama urbana.
Não deixe de visitar a praia fluvial da Tapada Grande, um resguardo tranquilo com águas serenas e circundado de colinas sem fim à vista.
Excelente opção para o seu roteiro se planeia visitar Mina de São Domingos durante o verão. Deixe-se maravilhar pelo silêncio rural e aproveite para relaxar no meio da natureza.
Apenas a 20 minutos de carro encontra-se a vila muralhada de Mértola. Não deixe de conhecer este local histórico com uma beleza inigualável e saiba o que adicionar ao seu roteiro.
Mértola, a pérola do Guadiana
Situado no topo da montanha da vila, prepare-se para as melhores vistas panorâmicas de Mértola e do rio Guadiana.
Um símbolo da extensa história da região, o Castelo de Mértola, construído em 1292, foi crucial na defesa da vila durante séculos.
No interior das muralhas, os visitantes podem explorar ruas e ruelas e conhecer ainda parte da evidente herança árabe.
Para além do Castelo de Mértola, não perca a oportunidade de vaguear pelo centro histórico. Deixe-se levar pelos labirintos de Mértola, enquanto percorre as pequenas ruas medievais e aprecia as tradicionais casinhas brancas alentejanas.
Torre do Relógio
A célebre Torre do Relógio é dos elementos mais icónicos de Mértola. Se passear pelo Centro Histórico com certeza irá deparar-se com este monumento do século XVI.
Antigamente funcionava como posto de controlo. Atualmente recebe imensos visitantes que sobem a escadaria para apreciar a paisagem fluvial.
Um local excelente para visitar devido à sua história e personalidade “tipicamente alentejana” merecedora de umas belas fotografias.
Cascata Pulo do Lobo
Uma cascata de 16 metros de altura bem no coração do Parque Natural do Vale do Guadiana. A maior queda de água do sul em Portugal Continental.
O nome provém da lenda regional que as margens da cascata eram tão estreitas que até um lobo conseguia passar para o outro lado num só salto.
Atualmente é dos destinos mais populares em Mértola, em particular, no verão. Um lugar incrível para os mais aventureiros e amantes da natureza. Isto porque para alcançar a cascata são necessários 18 quilómetros de caminhada por ruas ora íngremes, ora planas.
Desfrute do contacto com a natureza, de uma boa caminhada e no momento da chegada, por exemplo, faça um piquenique ou aproveite a água maravilhosa da cascata.
A paisagem compensará o esforço, por isso não hesite em adicionar este local ao seu roteiro.