Sofia Ramos
Sofia Ramos
26 Out, 2017 - 11:44

Mini-roteiro de Lisboa para famílias

Sofia Ramos

Passear com crianças exige algum planeamento para que tudo corra bem e, sobretudo, sem birras. Siga as nossas sugestões e divirta-se com as sugestões de Lisboa para famílias.

Mini-roteiro de Lisboa para famílias

Como alguém uma vez disse, “viajar é a única coisa que podemos comprar e que nos torna mais ricos”, por isso é bom incutir este hábito nos mais novos desde cedo. E se pensa que para viajar com qualidade tem de apanhar um avião e ir para bem longe, está enganado. Neste mini-roteiro de Lisboa para famílias, fizemos uma seleção dos melhores museus, monumentos e locais a visitar com crianças para todos os membros da “trupe” fiquem felizes.

Temos a certeza de que, no final, todos os membros da família irão guardar recordações maravilhosas desta experiência pelas ruas da capital.

O que não pode deixar de fazer em família em Lisboa

Passear no Parque das Nações

placeholder-1x1

Sugerimos que comece pela zona mais oriental da cidade, onde não faltam atrativos para toda a família. Num dia de calor, até os “vulcões” de água desta área prometem fazer as delícias da pequenada. Aqui, não deixe de:

  • Andar de teleférico e apreciar a magnífica paisagem junto ao rio.
  • Visitar o Pavilhão do Conhecimento, que oferece imensas experiências interativas que os mais novos adoram
  • Visitar o Oceanário, o maior aquário do país.
  • Se tem criançada mais velha, sugerimos também que marque uma aula de skate para o skate park aqui localizado.
  • Espreite o Pavilhão de Portugal.

Almoçar num restaurante “child-friendly”

placeholder-1x1

Ainda no Parque das Nações, e antes de partir para outra zona da cidade, sugerimos que almoce no restaurante Petit Cabanon, que fica em plena Alameda dos Oceanos. Este espaço amplo e agradável, com decoração simples e descontraída oferece almoços caseiros saudáveis que podem ser servidos no terraço, se o tempo o permitir. A cereja no topo do bolo? Um play-ground para os mais novos com escorrega e piscina de bolas.

Como alternativa, pode sempre provar umas deliciosas pizzas na ZeroZero, um espaço que traz, literalmente, Itália a Lisboa. Os miúdos vão adorar, garantido e você aproveita para provar um dos maravilhosos risottos.

Dizer olá aos animais selvagens no Jardim Zoológico

placeholder-1x1

É um clássico com 133 anos de idade, é verdade, mas o maior zoológico do país continua a merecer ser visitado por todas as crianças. Inaugurado em 1884, foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica. Atualmente, o Zoo acolhe cerca de 300 espécies de aves, répteis, mamíferos e anfíbios, num total de cerca de 2000 animais.

Apreciar os primos afastados dos carros no Museu dos Coches

placeholder-1x1

Rume agora a Belém para visitar um renovado museu mas que guarda muitas e interessantes antiguidades. Falamos do impressionante Museu dos Coches, que nos permite fazer uma autêntica viagem no tempo. Estamos certos de que os miúdos sairão de aqui maravilhados. E se a fome apertar, vai poder lanchar na cafetaria Cavalo Lusitano, no interior do museu.

Imaginar odisseias marítimas no Museu da Marinha

placeholder-1x1

Ainda na zona de Belém, propomos que leve os mais novos ao museu que melhor ilustra a época áurea dos Descobrimentos, exibindo embarcações, mapas, canhões e outros objetos surpreendentes. Falamos do Museu da Marinha, um dos mais antigos museus da capital.

Visitar o Castelo de São Jorge

placeholder-1x1

“Ohhh mãe, que seca, ver castelos e monumentos” – é o que já está a passar-lhe pela cabeça ao ler esta sugestão. Mas espere, acredite que os miúdos vão gostar desta atividade de visitar o Castelo de São Jorge! Comece por contextualizar, contando uma bela história de reis e rainha, de um reino maravilhoso e de como todos andavam pelos espaços do castelo. Além disso, os pequenos vão gostar de ir ao miradouro espreitar pelo telescópio “especial” e ter umas fantásticas vistas da cidade alfacinha.

Contactar com a natureza na cidade

Chama-se Quinta Pedagógica do Olivais e foi criada em meados dos anos 90 para proporcionar um contacto próximo com a vida no campo, com os animais e com as tradições rurais do nosso país, ainda que se localize em plena cidade!
Aqui a pequenada pode sentir, cheirar e ouvir tudo o que é típico do campo e da natureza, com plantas e animais incluídos!

Ficar com a cabeça na lua no Planetário Calouste Gulbenkian

placeholder-1x1

E para terminar este mini-roteiro de Lisboa para famílias, lembramos que mesmo ao lado do Museu da Marinha fica o Planetário Calouste Gulbenkian, esse espaço enigmático que deixa miúdos e graúdos rendidos ao poder do Universo. Informe-se sobre os horários das sessões e prepare-se para uma viagem estratosférica!

Para um dia só, este programa já é exigente, mas caso tenha mais tempo para dedicar à cidade, considere integrar estas experiências no seu mini-roteiro de Lisboa para famílias:

Veja também: