Afonso Aguiar
Afonso Aguiar
06 Out, 2017 - 09:48

4 mitos do tuning que deve conhecer e evitar

Afonso Aguiar

Descubra quatro grandes mitos do tuning e saiba como evitar gastar dinheiro ao tentar alterar e melhorar o seu carro.

4 mitos do tuning que deve conhecer e evitar

O tuning é um passatempo que consiste em alterar o carro de forma a torná-lo mais forte e potente, entre outras coisas. No entanto, a falta de conhecimento de mecânica e a dificuldade em saber em que opinião confiar nos fóruns podem dificultar a tarefa, uma vez que algumas sabem efetivamente do que falam, outras conhecem apenas o que ouviram dizer. Por isso, se gosta da ideia de melhorar o seu veículo, eis quatro mitos do tuning que deve evitar.

4 mitos do tuning

Alterar panelas de escape

A panela de escape serve para diminuir a emissão de gases e, à partida, o barulho provocado pelo veículo. Porém, e este é um dos grandes mitos do tuning, alterar a panela de escape não aumenta a potência do motor, podendo, ainda assim, otimizá-lo. Por isso, se o seu objetivo é que o carro ande mais rápido, a não ser que tenha um carro com uma boa cilindrada e cavalagem, mais vale não lhe mexer.

Aileron

Este é dos casos mais discutidos em fóruns. De forma simples, o aileron serve para estabilizar o carro, prender as rodas traseiras ao chão, evitando que a força do vento e a velocidade façam o carro deslizar. Porém, dependendo do carro, só a partir de enormes velocidades, bem acima dos limites de velocidade impostos por lei, é que compensa. Dependendo do veículo, alguns poderão ser caros, mas para um carro normal, mais acessível financeiramente, a maior parte dos ailerons não ultrapassarão os 300 euros.

Vidros fumados

Partindo do pressuposto que a definição de tuning já evoluiu e o design passa a ser importante, os vidros fumados são um clássico que muitas vezes até pode ser apelidado de “shuning”. Tem um objetivo válido – impedir o encadeamento – e poderá até “mandar pinta”.

Além disso, protege a intimidade de quem está dentro do automóvel. Ainda assim, caso não venham de origem, dá muito trabalho para legalizar, existindo muitas nuances a ter em conta. Por isso, será melhor optar por uma pala visor anti-deslumbramento solar e noturno.

Anular válvula EGR

Tal como a questão da panela de escape, anular a válvula EGR até pode melhorar o funcionamento do motor, uma vez que este ficará, à partida, mais limpo, mais operacional. Porém, a otimização é pouca. Por isso, opte por remover a válvula EGR apenas se um mecânico assim o indicar.

placeholder-1x1

Tuning

Falamos dos mitos do tuning e da sua conceção, mas não da sua origem. É difícil precisar quando começou. Desde praticamente os primeiros carros que as pessoas procuravam mudar determinadas peças.

Porém, após a Segunda Guerra Mundial, houve um grande “boom” neste aspeto. Os jovens americanos, regressados da Europa onde foram combater, decidiram melhorar os seus carros, uma vez que a indústria norte-americana tinha dedicado muito do seu tempo a fornecer o “Velho Continente”.

O tuning em Portugal

Inicialmente, começou com alguns vídeos online de corridas na Ponte Vasco da Gama, mas ganhou outra dimensão após o lançamento do filme “Velocidade Furiosa” em 2001.

Veja também: