O Facebook é “um mundo” e, como tal, é natural que surjam imensas teorias a acusar esta rede social de tudo e mais alguma coisa. Selecionámos vários mitos sobre o Facebook e fomos à procura da veracidade dos mesmos, para lhe provar que não deve acreditar em tudo o que lhe dizem sobre esta rede social.
Isto não quer dizer, claro, que deve deixar de ter cuidado com o que publica nesta rede social ou de questionar-se sobre quanto sabe o Facebook sobre si? Deve – isso sim – conhecer melhor o site onde despende tanto do seu tempo.
9 mitos sobre o Facebook
1. As outras pessoas sabem quando vê o perfil delas
Não, isto não é verdade. Sejam amigos ou não, o Facebook não emite avisos de que certa pessoa está a ver ou viu o perfil de outra. Portanto, pode navegar à vontade nos perfis de quem quiser, pois não há forma de ele(a) descobrir. Este parece ser mesmo o maior dos mitos sobre o Facebook.
2. Usar o Facebook é uma perda de tempo
Depende da forma como é utilizado. Claro que se passar os dias nos perfis dos seus amigos e da sua família a ver fotografias com dois ou três anos vai acabar por perceber que está a perder imenso tempo.
Embora isso também seja bastante discutível, há outras formas de utilizar a rede social que podem ser bastante úteis para si. Pode sempre manter-se atualizado em relação a pessoas que estão no outro lado do mundo, pode descobrir velhos amigos, pode ler algum estado que informe acerca da promoção diária de um certo estabelecimento, pode aceder a grupos de discussão, etc.
3. O Facebook é grátis
Sim e não. Claro que pode usufruir dele à vontade. Mas se, por exemplo, for dono de uma página no Facebook, pode sempre pagar para que esta ganhe mais visibilidade. Para além disso, quanto mais informação pessoal introduzir no Facebook, melhor ele o vai compreender. Depois de já o conhecer bem, a rede social de Mark Zuckerberg vai-lhe sugerindo algumas páginas de acordo com os seus gostos.
4. Tudo o que os seus amigos partilham é de confiança
Mesmo que seja enviado por mensagem, fique sempre de pé atrás quando vir algum link duvidoso. Porquê? Porque nem sempre tudo o que os seus amigos partilham é de confiança. Há vários utilizadores que não têm cuidado quando acedem a alguns sites ou quando partilham ficheiros e, como tal, podem ver os seus computadores afetados por algum vírus que ataque o Facebook.
5. Se não utilizar o Facebook, ele não sabe nada sobre si
Seria um pouco ingénuo pensar que isso acontece, mas este é um dos maiores mitos sobre o Facebook. O Facebook é uma rede social, logo, permite que a informação seja partilhada mesmo que você não esteja lá.
Imagine que alguém do seu grupo de amigos tira uma fotografia onde aparece e que esta situação vai acontecendo com alguma frequência. O Facebook acaba por perceber que está ali uma cara que ele não conhece e cria um “perfil-sombra” sobre si.
6. Os seus amigos podem ver tudo o que partilha
Isto só depende de si. Aliás, muitas das partilhas que realiza no Facebook podem ter um público definido por si. Se não sabia que dá para editar a privacidade das partilhas que faz no seu mural do Facebook, ficou a saber. Saiba como configurar a sua privacidade no Facebook.
7. O Facebook vai ter um botão “não gosto”
Este é um dos melhores mitos sobre o Facebook que existem. Porquê? Porque ganhou bastante notoriedade quando surgiu a ideia mas, apesar de já ter sido negado pela própria rede social, parece que o mito continua por aí. Não, não é verdade. O Facebook não vai ter um botão “não gosto”.
8. Não se pode partilhar a mesma coisa duas vezes
Um utilizador pode partilhar um conteúdo as vezes que quiser, uma vez que o Facebook não cria qualquer impedimento em relação a isso. De certeza que este mito surgiu para precaver que os utilizadores que percebem muito pouco não estejam sempre a partilhar algo. Basta uma vez!
9. O Facebook vai acabar
Talvez. Para já, porém, isso não passa de um mito. Até porque o Facebook tem crescido de dia para dia e não pára de ganhar utilizadores. Se vai mesmo acabar, isso é algo que só acontecerá num futuro longínquo.