Filinto Melo
Filinto Melo
26 Jul, 2024 - 15:00

10 mitos sobre poupança: não caia em todos

Filinto Melo

Diariamente, ouvimos muitos mitos sobre poupança que nos levam a crer que estamos a economizar. Conheça a realidade por trás destas crenças.

A poupança é um tema recorrente nos dias de hoje e uma necessidade para todos. Mas entre teorias, experiências alheias e dicas de especialistas, é natural que se perca entre o que é verdadeiro e falso.

Os mitos sobre poupança podem corromper os seus objetivos, por isso, convém conhecê-los para evitar cometer erros.

Sente que em vez de estar a poupar, está a gastar mais? Por mais esforços que faça nunca alcança as suas metas de poupança?

Talvez esteja a fazer o que acredita serem boas práticas de poupança quando, na verdade, não são. Reveja os seus passos conferindo estes mitos sobre poupança.

Principais mitos sobre poupança

Os mitos sobre a poupança nascem muitas vezes de ideias pré-concebidas, saberes antigos e a nossa fraca vontade em cumprir esse objetivo de poupar.

Fizemos um levantamento de ideias erradas na hora de partir para este fito. Evite erros, perceba o que é verdade e o que é mentira. Não gaste mais pensando que poupa, não confunda ser austero com a malfadada austeridade, não se prive de ter uma boa vida poupando.

1

Poupar é difícil

A primeira não verdade sobre poupança é que poupar é difícil e que só quem tem rendimentos altos é que o consegue fazer. Isso é um mito. Na verdade, quem tem menos dinheiro vê-se obrigado a gerir melhor o pouco que tem e é mais disciplinado para poupar.

Se não consegue poupar ao fim do mês, tente mudar a sua estratégia, pondo logo uma quantia fixa de lado assim que recebe o salário. Não precisa de ser um valor elevado. O importante é ter consistência.

Experimente fazer o teste de poupar 1 euro por dia ou abrace o desafio das 52 semanas e verá que consegue.

2

Aproveitar o que é barato

Quantas vezes, iludido com um preço muito baixo, comprou algo que se estragou em três tempos e teve que ir comprar de novo o mesmo produto? É caso para dizer que o barato sai caro.

Se tem de comprar um eletrodoméstico, calçado e roupa, como casacos de inverno, talvez valha a pena investir um pouco mais para ter durabilidade.

Por vezes, o mais caro é melhor e mais duradouro, logo acaba por ser mais barato.

3

Comprar o mais possível nos saldos

Não, não estamos a dizer para deixar de fazer compras nos saldos. Esta época é excelente para comprar aquela peça que andava a namorar há semanas mas que estava fora do orçamento.

É também uma boa altura para comprar peças de roupa básicas que dão para mais do que uma estação, como calças de ganga, fatos, casacos de inverno. Assim estará a poupar, mas se comprar desenfreadamente só porque está muito barato, vai acabar por gastar mais dinheiro. Para além de que acaba por ficar com coisas fora de moda e que nunca vai usar.

Veja também Poupar nos saldos: 11 dicas para gastar menos
4

Fazer stock quando há promoções no supermercado

Se anda sempre à caça das promoções, a ver o que os sites de descontos oferecem e não há folheto de supermercado que lhe escape, faz muito bem!

Estar atento às promoções é uma forma de poupar. No entanto, quando vai comprar o que lhe chamou a atenção traga apenas o que precisa. Não caia na tentação de trazer mais embalagens só porque a promoção “vale a pena”.

Aproveitar todas as promoções é um mito sobre poupança comum. Seja seletivo, sobretudo no que respeita a alimentos, para que não acabe com comida estragada em casa.

Dicas dos especialistas
Veja também Dicas para evitar o desperdício alimentar e (com isso) poupar dinheiro
5

Eletrodomésticos em standby

Este é um daqueles mitos sobre a poupança que é insistentemente denunciado, mas ainda há quem pense que basta desligar o botão do seu eletrodoméstico para que ele deixe de gastar. Gasta, continua a consumir energia. Sempre que possível desligue-os na tomada, só assim está a poupar energia.

Conta da luz muito alta
Veja também Conta da luz muito alta: o que pode ser e como resolver
6

Desligar as luzes sempre que sai de uma divisão da casa

Se há um mito sobre a poupança que percorre gerações é este. “Apaga a luz”, dizemos aos nossos filhos, como nos diziam os nossos pais, como lhes diziam os nossos avós. Mas se sair de uma divisão da sua casa por menos de 15 minutos não vale a pena apagar a luz, pois a energia que gasta ao acendê-la de novo é superior a estar 20 minutos com ela ligada.

Poupar nas contas de casa
Veja também 7 formas de poupar nas contas da casa
7

As máquinas de lavar louça gastam mais

Este é um mito sobre poupança que começa a diluir-se. Se usada corretamente, a máquina de lavar louça pode ser mais eficiente em termos energéticos do que lavar à mão.

Se a máquina estiver completamente cheia, a louça devidamente acondicionada e escolher um programa “Eco” vai estar a consumir menos água e energia. Ao lavar a louça à mão é comum deixar a torneira aberta demasiado tempo, para além de ter que se usar o sistema de aquecimento da água.

Poupar água
Veja também Como poupar água: 14 dicas para aplicar todos os dias
8

Conduzir em ponto morto

No que diz respeito aos automóveis existe também o mito de que ao conduzir em ponto morto está a poupar combustível. Errado.

Nos carros modernos, com sistemas de injeção eletrónica, é enviado ainda mais combustível para a mistura quando deteta uma diminuição das rotações. O sistema do veículo entende o ponto morto como um sinal de que o motor está a desligar-se, pelo que tenta contrapor com mais combustível.

9

Marcar voos pelos sites de viagens

Se costuma pesquisar preços para as suas viagens nos sites agregadores de informação sobre voos e hotéis à espera de encontrar os melhores negócios, repense a estratégia.

Estes sites têm que fazer a sua margem de lucro cobrando as suas taxas. Não raras vezes, se for diretamente aos sites das próprias companhias aéreas ou hotéis, consegue mais barato. Para além disso, não corre o risco de lhe escaparem promoções especiais. Faça sempre a comparação para ter a certeza de que está a poupar.

10

Ter o pé-de-meia numa conta-poupança

Atualmente, este é outro dos mitos sobre poupança. É, seguramente, melhor ter o dinheiro numa conta-poupança, no banco, do que debaixo do colchão. No entanto, nesta altura pode não ser a melhor opção para as suas poupanças, salvo se for para guardar o seu fundo de emergência.

Se pretende rentabilizar as suas poupanças, uma das primeiras coisas a saber é que quanto mais seguro é o investimento menor é o ganho. Equacione outras alternativas: seguros de capitalização, fundos de investimentoFundos PPR. Se tem um perfil mais conservador, opte pelos Certificados de Aforro: com a subida dos juros já estão a render bom dinheiro.

Rentabilizar poupanças
Veja também Como rentabilizar poupanças? 4 sugestões

Artigo originalmente publicado em julho de 2019. Última atualização em janeiro de 2024.

Veja também