A nova ROM da Xiaomi já está disponível para mais de 20 dispositivos. Mas que novidades é que traz? E o que é que a torna tão especial? E, acima de tudo, o que é a Miui 10? Saiba tudo neste artigo e perceba se vale a pena instalar a nova interface.
Miui 10: tudo o que precisa de saber
O que é a Miui 10?
A Miui é a interface que a Xiaomi costuma aplicar nos equipamentos que fabrica. Poderá ser considerada uma espécie de Android alterado, com a fabricante chinesa a acrescentar alguns recursos e a retirar outros consoante as potencialidades dos dispositivos que fabrica.
A nova Miui 10, a versão mais recente da interface, foi lançada no passado no dia 14 de junho de 2018, mas ainda se encontra em fase de testes.
Funcionalidades e novidades
A nova Miui 10 foi criada com o intuito de ser bastante mais elegante e fluida que as versões anteriores, nomeadamente o Miui 9. Segundo os programadores, procurou-se aproveitar ao máximo o espaço oferecido pelo ecrã, incluir vários gestos e atalhos que podem ser aplicados diretamente no ecrã e muito, muito mais.
O menu de aplicações recentes, por exemplo, já não fica disponível em cascata. No Miui 10, estas aplicações aparecem em duas colunas, ocupando todo o ecrã. Para além disso, pressionando de forma mais demorada sobre cada uma, é possível aceder a um conjunto de opções mais vasto.
O Miui 10 traz também a integração de inteligência artificial com o smartphone a estudar o comportamento do utilizador e o uso que este dá ao smartphone em várias horas do dia. O que é que isto vai permitir? Eliminar tempo de carregamento de aplicações, por exemplo.
Os fabricantes procuraram ainda integrar o som da natureza na interface. Uma nova notificação soa como uma gota a cair na água; várias notificações soam como chuva; eliminar alguma coisa soa como a areia a levantar voo…
Alguns “truques” do Miui 10
Mi Drop
O Mi Drop é um meio simples, fácil de usar e bastante eficaz para transferir ficheiros. Não é necessário Bluetooth, não é necessária uma ligação à Internet, é apenas necessário ter uma interface compatível.
Dual apps
Uma funcionalidade que já existe em versões anteriores. Com o Miui 10, será possível continuar a criar cópias de apps já existentes para que o utilizador possa utilizar duas contas distintas através do mesmo smartphone. Ideal para redes sociais como o Facebook ou o WhatsApp, por exemplo.
Segundo “espaço”
O Miui 10 permite que o utilizador tenha vários “espaços” de trabalho. Para aceder ao espaço de trabalho, basta utilizar uma palavra-passe ou uma impressão digital; para aceder a outro espaço, utiliza-se outra palavra passe. Tudo no mesmo smartphone!
Para que telemóveis está disponível?
O Miui 10 já está disponível para 21 dispositivos. Tanto os modelos como as instruções e ligações sobre como instalar a nova interface foram disponibilizados recentemente no próprio site da Miui.
- Xiaomi Redmi 4X
- Xiaomi Mi 5s
- Xiaomi Mi Max
- Xiaomi Mi Max Prime
- Xiaomi Mi 5s Plus
- Xiaomi Redmi 4A
- Xiaomi Redmi 5A
- Xiaomi Redmi Note 4 Qualcomm
- Xiaomi Redmi Note 4X
- Xiaomi Mi Max 2
- Xiaomi Redmi Note 5A / Redmi Y1 Lite
- Xiaomi Redmi Note 5A Prime / Redmi Y1
- Xiaomi Redmi 5
- Xiaomi Redmi 5 Plus
- Xiaomi Mi 6
- Xiaomi Mi Mix 2
- Xiaomi Redmi S2 / Redmi Y2
- Xiaomi Redmi Note 5 Pro / Note Redmi 5
- Xiaomi Mi Mix 2S
- Xiaomi Mi Note 2
- Xiaomi Mi Mix
Como obter
Antes de atualizar o equipamento para o Miui 10, aconselha-se que o utilizador faça um backup dos dados que possui no smartphone. Como a interface ainda está em fase de testes, o utilizador pode evitar alguns dissabores caso algo corra mal.
Então, como é que se pode fazer a atualização para o Miui 10: novas funcionalidades, truques e como obter 10? Acedendo ao site da Miui e seguindo os passos que estes indicam.