A moda tem tendência a repetir-se. Pais e avós já vestiram alguns dos estilos que usamos agora. Blazers largos, saias em tweed e acessórios néon? Acreditamos que possa encontrar peças de vestuário e acessórios semelhantes no sótão dos avós ou no armário do pai. O velho é o novo moderno, e a moda retro nunca esteve tão na moda.
O estilo retro inspira-se nas criações de moda das últimas décadas, ou até mesmo séculos. A maioria destas tendências passa por um ciclo, e algumas surgem décadas mais tarde reinventadas.
Em tempos incertos, o sentimento de nostalgia tem vindo a crescer nos consumidores nos últimos anos, e a moda não é exceção. Não tenha medo de jogar com estilos e décadas!
Expresse o seu estilo e personalidade através da moda.
Moda retro em 2023: tendências a não perder
A moda retro tem vindo a ganhar popularidade nos últimos anos, tanto nos desfiles de moda como nas ruas. Ao mesmo tempo que casas de alta costura como Jean Paul Gaultier, Tom Ford e Dior continuam a inspirarem-se noutras décadas, marcas como Versace, Chanel e Dolce & Gabbana apresentaram inúmeras criações vintage no último ano.
O boom da moda retro promete vir para ficar e cada vez são mais as marcas que vão buscar inspiração nos arquivos. Mas não só as casas de luxo apostam nesta tendência, e hoje as marcas de fast fashion trazem-nos moda retro a preços bem mais apelativos.
Mas se tem dúvidas em aderir a esta tendência, comece por inserir alguns artigos de moda retro no seu visual, para que se sinta confortável o suficiente para depois começar a arriscar num look completo.
Pronta para renovar o seu guarda-roupa com homenagens aos looks que marcaram a história da moda? Confira as principais tendências retro da moda para as próximas estações.
Estilo Y2K
Estilo quê? Sabe aqueles olhares duvidosos que marcaram a moda no final dos anos 90 e início dos anos 2000? Estamos a falar de calças de ganga de baixa altura, cintos e acessórios sobrepostos, chapéus do estilo boina, fatos de treino acetinados, padrões néon e calças cargo. Pois bem, voltaram!
Embora se possa ter pensado que tínhamos deixado estes olhares no passado, eles regressam agora em grande parte graças ás fashionistas da geração Z, no Instagram e TikTok.
Afinal de contas, algumas de nós ainda sentem alguma nostalgia por telefones rosa que fechavam, pelo aparelho de ouvir CD’s, e pelos VHS. Então, porque não voltar a abraçar essa época e recriar o estilo Y2K?
Adeus skinny jeans
Não poderíamos falar de moda retro sem mencionar os jeans. Não é novidade que as calças de ganga são uma das peças mais versáteis do nosso armário, mas este estilo tem vindo a apoderar-se delas como ninguém.
Apesar de terem perdido o protagonismo já há alguns anos, as calças de ganga justas foram empurradas para o fundo do armário em 2022 e este ano aí continuam.
Alguns modelos vão buscar inspiração aos anos 80 e 90 e assumem diferentes cortes. No entanto, o destaque vai para as mom jeans, as calças extra largas, e as calças de corte a direito de cintura média ou baixa.
Minissaias
Para a moda feminina, a minissaia tem sido um ícone inesquecível que sobreviveu a todas as eras da moda, adaptando-se em cada coleção segundo a época e as tendências.
Como a Vogue afirmou em Março de 2022, as minissaias têm marcado presença nos eventos de moda deste ano. De facto, a micro saia da Miu Miu assumiu praticamente todas as campanhas e editoriais de moda deste ano.
Por ser uma peça que deixa as pernas à mostra, a minissaia deve ser usada com cuidado para não deixar o look vulgar. Sugerimos, então, ocultar as outras partes do corpo. Combine-a com blusas menos decotadas, t-shirts largas ou blazers.
Parece que o Verão de 2023 será a altura perfeita para subir as bainhas e revisitar o estilo dos anos passados.
Crochet
Com a sua origem que remonta aos anos 1500, o estilo crochet ficou conhecido por marcar a década de 1970. Além de ser a cara das estações mais quentes, consegue deixar qualquer visual mais divertido.
Se é adepta do estilo mais minimalista e clássico, procure usar peças em tons neutros, que podem ser combinados com peças de alfaiataria e calças de ganga. Se não tem medo de arriscar, use e abuse de peças cheias de cor e padrões.
Dê mais vida aos seus looks e traga um pouco do nosso passado ao seu dia a dia. Temos a certeza que vai arrasar.