Ao vermos as notícias e os blogs financeiros a referir as valorizações sucessivas dos mercados de capitais — por algum motivo teimam em não parar de atingir máximos históricos — somos tentados a entrar neste movimento. Queremos enriquecer e queremos fazer parte do mundo dos que têm o dinheiro a trabalhar para si.
Todos queremos ganhar mais dinheiro. Mas os motivos que temos para ganhar dinheiro são muito diferentes e é fundamental que se coloque algumas questões:
- Para que quero ganhar mais dinheiro?
- O que fazer ao dinheiro que espero ganhar?
A resposta a estas perguntas é fundamental para que consiga ter a motivação necessária para iniciar um caminho no mundo dos investimentos. Como irá ver, para acumular dinheiro tem de ter a capacidade de poupar dinheiro todos os meses. O retorno dos investimentos irá permitir fazer crescer a sua carteira. No entanto, se não “plantar a semente” não irá conseguir multiplicar o seu dinheiro.
Para que quero ganhar mais dinheiro?
Quais os reais motivos que o fazem querer investir? Cada pessoa tem as suas respostas. Veja se os seus motivos são alguns dos que se seguem:
- Ter mais autonomia financeira;
- Ganhar segurança financeira e viver mais descansado;
- Financiar algum projeto de investimento;
- Ter uma reforma mais tranquila;
- Pagar os estudos.
Para além destes motivos existem muitos outros, todos eles válidos. O fundamental é perceber os motivos para ganhar dinheiro pois se souber quais os seus objetivos irá ter uma maior motivação e será mais fácil suportar os sacrifícios que lhe serão exigidos (no mundo dos investimentos nem tudo é fácil).
Ganhar dinheiro dá trabalho:
Participar no mundo dos investimentos é uma tarefa muito desafiante e que irá dar-lhe uma grande gratificação intelectual. No entanto, muitas vezes pode ser tentado a olhar para os seus investimentos como um jogo de “sorte e de azar”. Ganhar dinheiro a investir dá muito trabalho e tem muito pouco de sorte. Para se ganhar dinheiro na bolsa é preciso:
- Trabalhar muito;
- Estudar e estar sempre a aprender;
- Ser humilde, aceitar os erros e aprender com eles;
- Não ser ganâncioso;
- Não atribuir ao dinheiro mais importância do que tem na realidade.
E agora?
Depois de saber os seus motivos para investir e depois de ganhar a perfeita consciência de que ganhar dinheiro dá trabalho e exige alguma dedicação, deverá estruturar a sua carteira de investimentos de modo a atingir os seus objetivos com o mínimo de risco e de trabalho possível.
FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre negócios e investimentos actualizada ao minuto.
Para estruturar a sua carteira, nunca se esqueça de que deve investir apenas nos produtos e nos ativos que conhece bem como procurar diversificar a sua carteira. Adicionalmente, nunca se esqueça que deve investir de acordo com o seu perfil de risco e com o horizonte de tempo no qual não irá necessitar de movimentar o seu dinheiro. Por fim, não vá em euforias e modas… mais sobre estas dicas muito em breve
Veja também: