Dadas as suas particularidades, são muitos os motivos para investir num franchising. Definido como um modelo de negócio onde uma empresa já consolidada no mercado (denominado de franchisador) atribui a terceiros (denominado de franchisado) o direito de exploração da sua marca e uso do seu know-how, geralmente, a troco de contrapartidas financeiras, o franchising é visto como um negócio seguro para quem quer abrir negócio próprio com menores riscos e com vantagens para os dois lados.
Porquê investir num franchising?
1. Investimento assente num negócio de sucesso comprovado
Ao adquirir um franchising você vai gerir um negócio próprio, mas com um modelo que tem uma reputação consagrada e um sucesso comprovado na prática. Este facto pode ajudar, por exemplo, a atenuar as habituais dificuldades iniciais dos negócios.
2. Assistência do franchisador ao franchisado
Um dos motivos pelos quais investir num franchising é apelativo é que este modelo de negócio prevê o auxílio do franchisador ao franchisado, nomeadamente através de formação e partilha do know-how adquirido pela experiência.
3. “Saber ao que vai”
A expressão que traduz a segurança de um qualquer acto é também aplicável à realidade do franchising pois, antes de investir num franchising, poderá obter toda a informação necessária sobre o que está a adquirir, nomeadamente, informação sobre a empresa e produtos/serviços que oferece, histórico de litígios, auditorias financeiras, entre outros.
4. Beneficiar da economia de escala
Isto porque, permite, por exemplo, ao parceiro acesso a fornecedores com relações já instituídas com o franchisador, redução dos custos de publicidade, marketing e comunicação (normalmente são partilhados), acesso a formação contínua.
5. Redução de custos de abertura
Outro dos motivos para investir num franchising é que este é um negócio com custos geralmente inferiores relativamente à abertura de um negócio idêntico, mas de forma independente.
6. Mercado e carteira de clientes garantidos
Num negócio em franchising o franchisado beneficia do facto de os produtos/serviços já estarem testados no mercado, além de poder conhecer o perfil dos clientes da rede e o seu público-alvo. Relativamente à carteira de clientes, o franchisado tem acesso aos conhecimentos das equipas comerciais do franchisador, bastando seguir essas diretrizes.
7. Financiamento mais acessível
A possibilidade de garantir financiamento, junto dos bancos, para um negócio em franchising é superior relativamente a um negócio independente pois goza da boa reputação do franchisador e de menor risco de insucesso.
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