Se sente que o seu carro está com o motor fraco, isto não significa necessariamente que vai ter de lidar com grandes despesas, pois é possível tratar com facilidade algumas das causas.
De modo a ajudá-lo a lidar com este problema, deixamos-lhe aqui as grandes causas do que poderá estar a acontecer. Assim, já poderá ter uma ideia do que se está a passar ao sentir que o motor não tem a potência que devia.
5 Principais causas do motor fraco
1. Necessidade de ar
A mistura de ar/combustível é essencial para que o motor ponha as rodas a mexer. Se esta mistura for afetada por não chegar ar suficiente à mesma, então o motor perde potência ao não conseguir queimar como deve ser o combustível. Isto pode dever-se a ter o filtro de ar obstruído, a ter restrições no tubo de escape, ou a ter desgaste no comando de válvulas.
2. Entrada de combustível no cilindro
Se o problema de sentir o motor fraco for o combustível, é provável que algo esteja a restringir a entrada de combustível no cilindro, afetando assim a potência.
Problemas com os bicos injetores ou com a bomba de combustível podem estar na raiz do problema. Note que a qualidade do combustível pode também influenciar a potência do motor, apesar de não o fazer a pontos extremos.
3. Compressão
Problemas de compressão serão dos mais dispendiosos que pode encontrar. Estes estão muitas vezes ligados ao desgaste de certos componentes que, por norma, levam a grandes despesas.
Desgaste nos anéis do pistão, por exemplo, fazem com que a compressão não atinja níveis ideais, e fazem com que seja possível escapar óleo para a câmara de combustão, contaminando a mistura de ar/combustível.
4. Velas de ignição
As velas de ignição têm também uma forte influência sobre a potência do carro, apesar de muitas vezes não virem o seu valor reconhecido. Por norma, caso tenha as velas de ignição sujas ou velhas, isto pode fazer com que fique com o motor fraco, sendo a limpeza ou troca das velas necessária para resolver o problema nestes casos. Antes de mais deve, portanto, tentar limpá-las com uma escova de aço.
5. Sistema de arrefecimento
Por fim, temos o sistema de arrefecimento. Se este não funcionar como deve ser, não estando o radiador e o líquido de arrefecimento bem controlados, é possível acabar por vir a sentir o motor fraco.
Uma manutenção regular do carro deve evitar grande parte dos problemas mencionados, portanto visite regularmente o seu mecânico à oficina – este de certeza fica feliz ao vê-lo.
Veja também: