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Apesar de muitos de nós sonharmos ter um carro com um motor V6 ou V8, ou claro, V12, a verdade é que os motores de quatro cilindros atingiram patamares de desempenho de verdadeiros carros desportivos e que todos gostaríamos de ter na garagem.
Historicamente, os motores de quatro cilindros nunca se destacaram pela sua potência. Algo que começou a mudar nos anos 90, quando as potências começaram a superar os 100 cavalos. Anos mais tarde, alguns modelos começaram a superar os 200 cavalos e até a aproximarem-se dos 300cv, algo que até ali era “território exclusivo” dos enormes e portentosos V8.
Mais recentemente, com a ajuda da evolução tecnológica, especialmente dos turbocompressores, a potência dos motores de quatro cilindros aumentou drasticamente, fazendo mesmo esquecer os V6 e V8, rivalizando com estes em praticamente tudo, à exceção (parcialmente) da sonoridade, mas dando uma “goleada” nos consumos.
A “guerra” pelo motor de quatro cilindros mais potente da atualidade está tão renhida que, para entrar na lista dos 10 mais potentes, já é preciso ir mais além que os 300cv.
Conheça os 10 motores de 4 cilindros mais potentes da atualidade
1. Mercedes-AMG – M139
O motor de quatro cilindros mais potente do mercado vem de Estugarda, mais concretamente da Mercedes-AMG.
Os 421cv e os 500Nm do motor M139 transformam o Mercedes-AMG A 45 4 Matic no quatro cilindros mais potente e, também, no veloz do mercado: 3,9 segundos dos 0 aos 100 km/h. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 250 km/h.
2. Volvo – B4204T27
Sim, é híbrido e é Plug-in. Mas não deixa de ter um motor de quatro cilindros de apenas 2 litros de cilindrada.
A combinação tecnológica permite-lhe oferecer algo ao alcance de muito poucos: 405cv, uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,4 segundos e uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h.
A outra vantagem é que consegue oferecer um consumo combinado de 1,7 litros nos primeiros 100 quilómetros (com o pé leve, obviamente).
3. Porsche – MA2.22
A Porsche apesar de ser conhecida pelos seus carros desportivos de grande potência, também regressou aos motores de 4 cilindros. Caso dos motores dos novos modelos Boxster e Cayman, que na sua mais recente atualização (passaram a ser denominados, 718 S e 718 GTS, respetivamente), trocaram os seus seis cilindros por duas novas unidades de 4 cilindros (o chamado downsizing de motor).
A versão S, apesar de menos cv de potência (tem 350cv), mantém o binário (420 Nm) que a versão mais potente, o 718 GTS, que atinge os 365 cv de potência. é capaz de acelerar dos 0aos 100 km/h em 4,9 segundos e chegar aos 285 km/h.
4. Honda – VTEC Turbo 2.0
Apesar do motor Mercedes-AMG – M 139 ser considerado o mais poderoso da atualidade, o motor que equipa o Honda Civic Type R, quando este modelo foi lançado no mercado, tinha esse título.
O motor VTEC Turbo 2.0 da Honda é capaz de atingir os 320 cv. Tendo em conta que é um motor 2.0L, também não está nada mal para um motor de apenas 4 cilindros. E se dissermos que atinge os 200 km/h de forma muito fácil, muito fácil mesmo, imagine a potência da máquina!
5. BMW – B48A20T0
O “M” do novo Série 1 é animado por um quatro cilindros de apenas 2 litros de cilindrada, apesar da denominação 135, que chegou a pertencer a motores de seis cilindros e 3 litros.
Este bloco (também presente no BMW X2 135i e no Mini JCW GP) debita 306cv, 450Nm de binário e tração às quatro rodas, para uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,8 segundos e uma velocidade máxima limitada a 250 km/h.
6. Renault – M5P
O mais “radical” dos Mégane conta com um motor 1.8 de quatro cilindros turbo a debitar 300 cv (menos 20 cv e menos 145 kg do que o Honda Civic Type R, o antigo recordista no “Inferno Verde”) e 400Nm de binário, a funcionar em conjunto com uma caixa manual de seis velocidades (mais leve face à de dupla embraiagem EDC de sete), o que lhe permite anunciar 0-100 km/h em 5,4 segundos (0,3s mais lento face ao Trophy “normal”).
7. Volkswagen EA888
Tanto o Audi TTS como o atual Audi S3 podem estar a dizer adeus (por motivos diferentes), mas ainda contam com fortes argumentos, nomeadamente a sigla S, que esconde um 2.0 TFSI com 300 cv de potência e 400Nm de binário máximo. Valores mais que suficientes para prestações condizentes com o design: 100 km/h em apenas 4,6s.
Além do Audi TTS e Audi S3, também o Volkswagen Golf R e Seat Leon Cupra R recorrem a este motor. Os dois últimos já saíram de produção, mas ainda deverá haver exemplares zero quilómetros disponíveis.
8. JLR AJ200
O motor Jaguar Land Rover Ingenium de quatro cilindros e 2 litros com turbocompressor debita 300cv e permite à versão mais acessível do F-Type uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos.
Além do F-Type, este motor também dá “alma” aos modelos E-Pace, Evoque e Discovery.
9. Ford 2.3L EcoBoost I4
A nova geração de motores 2.3 da Ford ostenta agora 290 cavalos de potência, menos 25 cavalos do que a geração anterior, fruto do dow. Este modelo 2.3L EcoBoost I4 equipa o modelo Mustang, o modelo que por si, já é um clássico no que toca a potência.
A título de curiosidade, toda a gama de motores da Ford EcoBoost com 4 cilindros tem de base motores capazes de gerar 252 cavalos de potência e um robusto binário de 270 Nm com a capacidade de acelerar até aos 240km/h em completar o sprint dos 0 aos 100km/h em apenas 6 segundos.