Share the post "Móveis de jardim: as escolhas perfeitas para decorar o exterior da casa"
Quem tem um jardim em casa sabe bem que este é um dos espaços mais queridos por todos – da família às visitas. Por tratar-se de um ambiente externo, os móveis de jardim necessitam de ser pensados de uma forma diferente quando comparando com os móveis do interior de casa.
São essas peças que nos vão permitir ter mais contacto com a natureza, sentir o cheiro da terra molhada pela chuva, respirar ar puro e até deixarmo-nos inspirar pelas flores. Certo? Por isso mesmo, este é um cantinho para lá de especial quando precisamos de sair do stress e da rotina.
Algo que, aliás, também nos foi impulsionado pela pandemia, que nos levou a passar mais tempo em casa e, com isso, dar mais valor aos espaços exteriores, seja uma singela varanda, terraço ou jardim.
E como nem só de jardinagem se fazem estes espaços, que nos permitem momentos de escape, os móveis de jardim asseguram também o conforto e a tranquilidade que tanto procura. Uma boa forma de passar mais tempo aconchegado lá fora.
5 dicas para escolher os melhores móveis de jardim
Um espaço exterior para relaxar e recarregar as baterias deve ser bem planeado e, claro, bem decorado. Por isso, os móveis de jardim são essenciais. Afinal, há poucas coisas que se comparem a um momento de relaxamento sob o sol num dia de folga ou a uma noite de calor e jantares lá fora. Invista na beleza do espaço e no conforto.
Há incontáveis materiais e modelos de móveis de jardim em que pode apostar, basta escolher cada um de acordo com aquilo que mais gosta, das fibras à madeira, do ferro às paletes.
Selecione os móveis de acordo com a utilização que vai dar ao espaço. Defina as prioridades. Espreguiçadeiras? Mesa grande sob um guarda-sol para longas refeições? Uma rede para relaxar? Tenha em conta as suas necessidades.
Se vai optar por ter sofás, cadeiras ou cadeirões estofados, escolha tecidos impermeáveis e resistentes, que sequem rapidamente.
Invista em tratamentos que ajudem os materiais a terem a maior durabilidade, como a impermeabilização.
Materiais indicados para os móveis de jardim
Móveis de jardim em madeira
Os móveis de jardim em madeira são sucesso garantido e, por isso, muito procurados. Podem ser feitos integralmente em madeira maciça ou em madeira misturada com outros materiais, como o metal ou o plástico.
Uma vez que a madeira está intimamente associada à natureza, é fácil entender o porquê deste casamento com os jardins ser perfeito. Aposte nos móveis em madeira com inspiração rústica, que remetem à sensação de aconchego e proximidade.
Móveis de jardim em ferro ou alumínio
Para quem adora o toque moderno na decoração dos espaços, esta é uma solução a ponderar para o jardim: os móveis metálicos. Este tipo de móveis de jardim são contemporâneos e versáteis e podem ser encontrados em modelos variados. Com linhas retas ou arredondadas, extremamente modernos ou com um ar retro, os móveis em ferro ou alumínio oferecem ao jardim um efeito arrojado, moderno e bonito, ao qual ninguém vai conseguir ficar indiferente.
Pode escolher acabamentos naturais, que preservam a cor das peças, ou apostar numa pintura personalizada que dê cor e personalidade ao seu jardim.
Dica: os móveis de jardim metalizados aquecem ao sol, por isso, proteja-os. Almofadas nos assentos das cadeiras, por exemplo, tornam-se essenciais para garantir uma temperatura equilibrada e não queimar ao sentar.
Móveis de jardim feitos em materiais alternativos: fibras, plástico, etc.
Um jardim bem decorado não precisa de estar limitado à utilização de materiais tradicionais. Há uma infinidade de materiais alternativos que casam na perfeição com o seu espaço exterior. O plástico é um excelente exemplo porque, além de económico, tem uma grande durabilidade e resistência – ainda que existam outras alternativas mais amigas do ambiente.
Também as fibras trançadas sintéticas ou naturais ficam sempre bem junto à natureza e não há como errar. Móveis construídos com paletes são outra boa ideia.
7 dicas para dar ainda mais destaque aos seus móveis de jardim
- Invista na iluminação. E sim, pode utilizar lanternas e velas, que dão um charme extra a qualquer espaço.
- Aposte em sofás com mesas de centro, pois são uma excelente forma de receber as visitas com conforto.
- As mesas de refeições são uma ótima forma de reunir toda a família para o convívio.
- As cores claras também podem funcionar nos móveis de jardim. Não tenha medo de arriscar!
- As cores intensas também podem ficar deslumbrantes num jardim.
- Construir um deck para suportar os seus móveis pode fazer toda a diferença.
- Misture móveis rústicos com outros modernos. Por exemplo: uma mesa em madeira com cadeiras coloridas e contemporâneas.