Os móveis para quarto montessoriano devem respeitar por completo as características da criança, tendo em conta as suas capacidades e dificuldades, gostos e interesses. O que geralmente acontece é que os quartos de bebés são pensados para agradar aos pais, sendo práticos e funcionais para os adultos, mas não o são para as crianças.
Que móveis para quarto montessoriano deve comprar?
1. Espelho em acrílico
Os espelhos são essenciais no quarto do bebé, para que ele se possa reconhecer e também para aprender que ele e as outras pessoas são pessoas distintas. É importante que o espelho seja aplicado à altura da criança, evitando o uso de pregos para o fixar na parede, e deve ser de acrílico.
2. Barra de parede
Esta barra é um dos móveis para quarto montessoriano que não podem faltar e deve estar à altura da criança para que a auxilie nos movimentos. Assim, será mais fácil para o bebé começar a erguer-se e a caminhar, treinando o equilíbrio.
3. Tapete grande
O quarto montessoriano deve sempre ter um tapete de grandes dimensões, que ocupe grande parte do espaço, que seja confortável, colorido e com vários elementos atrativos para as crianças. Assim, eles poderão movimentar-se livre e confortavelmente pelo quarto, explorando e sendo estimulados pelo colorido e motivos do próprio tapete.
4. Armários e caixotes baixos
Para guardar grande parte dos brinquedos, devem ser usados elementos de arrumação baixos, para que o bebé os possa usar. Segundo Montessori, alguns brinquedos devem ficar espalhados e à mostra no quarto, para que o bebé os possa explorar livremente. Esses brinquedos devem ser trocados por outros regularmente (a cada 15 dias), para que haja mais possibilidades de descobertas.
5. Colchão
É fundamental que o colchão esteja colocado no chão, para que a criança possa entrar e sair da cama quando quiser e em segurança.
Elementos a evitar num quarto montessoriano
móveis com quinas
quadros ou espelhos de vidro (opte pelos acrílicos)
pregos para afixar objetos na parede (prefira fida de face dupla)
móveis instáveis ou fáceis de derrubar
tomadas desprotegidas
De uma forma geral, o quarto montessoriano deve ser minimalista, ou seja, deve evitar o exagero, para que a criança consiga aprender a concentrar-se e a brincar com poucas coisas de cada vez. Ademais, isso fará com que o espaço se torne mais aberto e desimpedido para que o bebé se possa movimentar, a gatinhar ou a andar, livremente pelo quarto.
Autora do blog Princípio Meio e Fi e apaixonada pela escrita e leitura. Gosta de inventar e contar histórias – criatividade que põe ao serviço de tudo quanto faz. Adora moda, cozinhar, viajar e partilhar tudo com a família e os amigos. Divertida e sempre com vontade de abraçar novos projetos.