É uma das grandes aventuras da vida (se não a maior de todas)! Ser mãe ou pai é uma responsabilidade que não tem hora de fim, não tem folgas e que exige uma dedicação total. A mudança é bastante grande, sobretudo nos primeiros tempos de vida da criança. E se já é difícil fazer uma mudança de habitação para um adulto sem dependentes, mudar de casa com um bebé é verdadeiramente desafiante.
A boa notícia é que com alguma ginástica, mente aberta, sentido de compromisso e força de vontade, o processo pode ser facilitado. Anote as dicas que preparamos para si e tenha umas boas mudanças.
10 dicas para mudar de casa com um bebé
Planeamento acima de tudo
Se em situações normais uma mudança de habitação já é algo que exige um grande planeamento, mudar de casa com um bebé triplica essa necessidade. Escreva tudo o que precisa de fazer. E acredite que não está a perder tempo com isso, muito pelo contrário.
Durante os dias (ou semanas) que antecedem a dita mudança, vá escrevendo as tarefas e necessidades a cumprir até ao “dia D” e depois do dia. Rapidamente irá perceber que é bem mais fácil seguir um guião já preparado do que fazer coisas de forma aleatória e desprogramada.
Capriche na mala do bebé
Este é daqueles itens que não pode falhar. Quando vai de férias esta mala é aquela que não descura e onde coloca absolutamente tudo, certo? Então, imagine uma mudança de casa efetiva, em que pode estar alguns dias sem voltar à casa antiga e precisa de todos os itens para o dia a dia do pequenino.
Pense em todas as etapas do dia do bebé e nas suas respetivas necessidades. Com base nisso, prepare os itens necessários para cada etapa. Não vai querer andar a procurar em caixotes e mais caixotes pela chupeta do bebé que não para de chorar, pois não?
Consulte o pediatra
Sim, o pediatra também pode ser fundamental no processo. Se for para um país diferente mais ainda. Neste caso informe-se das necessidades e cuidados especiais que deve ter nessa nova localização e se existem procedimentos (vacinas, por exemplo) que deve assegurar.
Mesmo que seja uma mudança dentro do próprio país, pode também aconselhar-se com o médico do seu pequeno sobre como fazer com que o processo o afete o mínimo possível.
Utilize a tecnologia a seu favor
Se temos tecnologia e aplicações para tudo e à distância de um dedo, aproveite-a também quando for mudar de casa com um bebé e poupe muitas dores de cabeça.
Existem várias aplicações podem ajudar, mais especificamente no planeamento da disposição da casa (ex: Photo Measures e My Measure and Dimensions).
Aceite ajuda de amigos e família
Esta não é altura para orgulho, de todo. Se lhe oferecerem ajuda, aceite. Deixe o bebé ficar duas horinhas com os avós, aceite a mão extra dos irmãos ou dos primos e deixe que os amigos venham ajudar a encaixotar e desencaixotar.
Assim, mudar de casa com um bebé não só se torna uma tarefa menos pesada, como aproveita até para reforçar laços.
Evite alterar as rotinas do bebé
Claro que vai ser impossível manter a rotina exatamente igual ao que é quando estamos estabelecidos numa casa. Mas deve realmente tentar que as rotinas do pequeno sejam alteradas o mínimo possível, para que a criança possa manter a sua estabilidade.
Sobretudo no que está relacionado com o sono, uma das questões mais importantes a manter. Tente que o bebé faça as suas sestas a meio do dia e a não interferir como o sono da noite.
Prepare o quarto do bebé em primeiro lugar
Se vai mudar de casa com um bebé, então um das prioridades deve ser o quarto do mais pequeno, sem sombra de dúvida! Preparado para tomar notas? Nós damos uma ajuda extra.
Faça esta divisão em primeiro lugar e procure manter um ambiente semelhante ao da casa anterior. Isto fará com que a criança não estranhe tanto a transição e que se sinta lindamente na sua nova casa.
Recorra a profissionais
Se existem serviços profissionais, não existe melhor altura do que esta para recorrer a eles. E acredite que não fica tão caro como se julga. Se tiver em conta o tempo e trabalho que lhe poupa, vai dar cada cêntimo por bem empregue.
Não queira tudo feito em dois dias
Ter as expectativas niveladas é muito importante ao mudar de casa com um bebé. Se tem uma criança que depende de si para tudo, é óbvio que as pausas tenham de ser maiores do que em circunstâncias normais e é importante ter consciência disso.
A sua prioridade vai ser o pequenino e nas ‘folgas’ que vai tendo, aí sim vai tratando da nova casa.
Acima de tudo, usufrua do bebé!
A última dica, mas não menos importante, para quem vai mudar de casa com um bebé é usufruir do tempo com ele e não se preocupar com questões acessórias.
A casa não ficou impecável em 2 semanas de mudança? Fica em 3, não há mal nenhum nisso. O que importa é que usufrua ao máximo do seu bebé e que não perca momentos importantes à custa de querer cumprir os prazos estipulados na sua cabeça ou de querer ter tudo perfeito em pouco tempo.