Quando falamos de roupa de cama, referimo-nos a tudo aquilo que temos connosco na hora de dormir: pijama, lençóis e edredões. É certo que não podemos lavar diariamente todos estes componentes, mas há uma frequência mínima de mudar a roupa de cama que devemos cumprir, a bem da nossa saúde física e mental.
Curioso para saber se cumpre com esta frequência? Então, confira já as nossas indicações super úteis e faça os ajustes necessários à sua rotina.
Saiba quando deve mudar a roupa de cama
Lençóis e fronhas: uma vez por semana
Os nossos corpos estão em contacto direto, durante várias horas, com os lençóis. Por isso, eles tornam-se uma fonte de pele morta, fungos, bactérias, ácaros, entre outras substâncias nociva à nossa saúde e bem-estar. Por todas estas razões (e mais algumas), deve mesmo trocar os lençóis de sete em sete dias. Ao lavá-los, certifique-se que usa água a uma temperatura alta e os seque ao ar livre, debaixo de sol.
Pijamas: uma vez por semana
Tal como os lençóis, deve mudar de pijama depois de sete dias a usá-lo, pelas mesmas razões: o pijama está em contacto directo com o seu corpo.
Edredões e travesseiros: uma vez por mês
Como o contacto com o nosso corpo não é tão direto, pode optar por lavar o edredão uma vez por mês, sempre a temperaturas altas.
Colcha: à cada estação
Mude a cada estação, lave bem e guarde protegido de pó e de outras sujidades ou humidade.
Como viu, os lençóis e os pijamas são aqueles que requerem uma troca mais frequente. Por isso, o que sugerimos, é que eleja um dia da semana para mudar a roupa de cama. Ponha tudo a lavar – sempre a temperaturas altas – e a secar ao ar livre, e temos a certeza que nessa noite irá dormir ainda melhor. Bem sabe que não há nada como uma cama feita de lavado. Não concorda?