Diferenças entre hábitos no feminino e no masculino são sempre um tópico de discussão popular, quer em temas mais leves, quer em assuntos mais sérios. No que diz respeito a gastos quotidianos, quais são as diferenças nas compras, entre homens e mulheres?
Numa década em que falar do papel da mulher é extremamente pertinente e importante, existem tarefas que, felizmente, deixaram de ser consideradas tipicamente femininas por simplesmente estarem ligadas à lida da casa.
Todos fazemos compras, todos temos à nossa disposição mercearias, super e hipermercados com os produtos necessários para o dia-a-dia. Mas será que existem instintos e comportamentos diferentes entre homens e mulheres no que diz respeito a comprar comida e outros produtos básicos?
É interessante verificar as diferenças entre os produtos que compramos e, sobretudo, o dinheiro que estamos dispostos a dar por eles, segundo um estudo publicado nos Estados Unidos, pela Reader’s Digest.
Diferenças nas compras segundo o género
1. Listas de compras
A lista de compras continua a ser um hábito das mulheres. Seja por uma questão de organização ou simplesmente para evitar esquecimentos, a lista na aplicação das notas do smartphone ou num bloco sempre presente na carteira é um frequente e útil companheiro de compras.
Contudo, as mulheres tendem também a ser o género que faz as “grandes compras” para toda a semana, por exemplo. Por isso, compram mais tipos de produtos diferentes para várias necessidades da casa, ao contrário dos homens. No sexo masculino, verifica-se uma tendência para compras mais rápidas, de bens de necessidade mais imediata, em vez de viagens mais prolongadas com a lista mais completa.
2. Alimentos biológicos
Nos corredores dos supermercados, os alimentos com características mais naturais no que diz respeito ao tratamento, ganham cada vez mais destaque. Curiosamente, frutas e legumes, quer sejam biológicos ou não, costumam ocupar os corredores periféricos dos supermercados. Por vezes, são mesmo os primeiros produtos que vemos na entrada.
Esta potencial decisão de marketing traduz-se em diferenças nas compras entre homens e mulheres: é mais comum que elas deem a volta aos corredores periféricos, antes do resto, ou seja, dão prioridade à compra de produtos naturais.
3. Comida “light”
Neste ponto, a vontade de comprar produtos que parecem mais saudáveis atrai os dois géneros. Contudo, as palavras “light” ou “dieta” atraem mais as mulheres, e os homens procuram alimentos ricos em proteínas e nutrientes energéticos, mais publicitados pelo papel que têm na cultura fitness.
4. Impulsos
No que diz respeito a impulsos, as diferenças nas compras entre homens e mulheres baseiam-se no tipo de produto em que se gasta mais dinheiro. As mulheres confiam em produtos que já conhecem e que compram, mesmo que não esteja em promoção. Os homens são atraídos por novidades mais tecnológicas.
5. Tipo de gastos
No que diz respeito a gastos, segundo os estudos, é visível que as mulheres gastam mais dinheiro por viagem ao supermercado. Mas essas viagens são menos frequentes e mais produtivas, visto que compram mais de cada vez e com necessidades a longo prazo em vista. As mulheres são também quem presta mais atenção a descontos, promoções e folhetos e tendem a organizar melhor o que comprar segundo estes critérios. As compras no masculino são mais imediatas e impulsivas, assim como mais frequentes.
Veja também: