A missão da Multicare é proteger os seus clientes nos momentos em que tal é necessário. Por esta razão, quem tiver capital seguro na cobertura de Ambulatório (e não estando em período de carência) poderá realizar, sem quaisquer custos, os testes de despiste à COVID-19 em alguns laboratórios clínicos de referência que fazem parte da sua Rede de Prestadores.
Para realizar este teste é necessário uma prescrição médica, que pode ser obtida, mediante critério clínico, através da equipa médica da Medicina Online ou em qualquer outro médico habilitado para o efeito.
Recorde-se que o serviço de Medicina Online não tem custos adicionais para clientes com a cobertura Multicare Medicina Online, e está disponível 24h por dia, todos os dias da semana, sendo que o atendimento é feito exclusivamente por médicos.
Como funcionam os testes COVID-19 e quais os procedimentos a seguir?
Os testes de despiste à COVID-19, ou testes PCR, servem, na prática, para verificar se há ou não uma infeção ativa pelo novo coronavírus.
Os testes propriamente ditos são feitos através de exsudado nasal (nasofaríngeo), recolhido com uma zaragatoa. A amostra em causa será depois analisada pelo laboratório clínico responsável pelo teste e, se não for encontrado material genético do vírus, então o resultado dará negativo.
Como pode marcar o teste?
Tendo a prescrição médica e dado que o teste tem de ser agendado, deve contactar diretamente um dos laboratórios clínicos de referência da Rede de Prestadores Multicare, rede esta que pode consultar no site da Multicare.
No dia da realização do exame, para além da prescrição médica e de um documento de identificação, será também solicitado o cartão Multicare. Caso se esqueça deste último, poderá utilizar a App MyFidelidade para gerar o código sem cartão ou simplesmente ligar para o serviço de apoio ao cliente da Multicare, através do número 217 94 88 80.
A Multicare comparticipa o teste de despiste à COVID-19?
No âmbito da cobertura de Ambulatório, a Multicare comparticipa testes de diagnóstico de COVID-19 que constituam meio auxiliar de diagnóstico no despiste da doença, em caso de suspeita fundada (nomeadamente sintomatologia) e desde que previamente prescritos por um médico. Nestes termos, a comparticipação funciona da seguinte forma:
- Se estiver em apólice com cobertura de Ambulatório com capital suficiente e que não esteja em período de carência: a Pessoa Segura não despende de qualquer valor no momento da realização do teste, nem suporta qualquer custo (ou seja, o seu copagamento é zero);
- Se estiver em apólice com cobertura de Ambulatório com capital esgotado ou em período de carência: usufrui do preço convencionado, suportando o custo total do teste;
- Se estiver em apólice com cobertura de Ambulatório com capital insuficiente: suporta o valor em excesso do valor disponível.
Caso a Pessoa Segura realize o teste de diagnóstico de COVID-19 fora da Rede de Prestadores com prescrição médica e esteja em apólice com cobertura de Ambulatório com capital suficiente e que não esteja em período de carência, paga a totalidade do custo do teste no momento de realização. Posteriormente, pode submeter a despesa a reembolso juntando a respetiva prescrição médica. A despesa será reembolsada na percentagem de comparticipação definida na apólice.