Sempre foi um grande enigma: a música é um dos maiores sinais da criatividade humana, mas de que forma ouvi-la ajuda a criar, ou mais especificamente, de que forma afeta a nossa produtividade, a nossa concentração no trabalho? A verdade é que, sim, a escolha de música relaxante para trabalhar pode mesmo favorecer a sua produtividade.
Melhore os seus resultados com música relaxante para trabalhar
Na mesma medida em que a arte visual influencia de forma impactante e positiva a forma como se sente no local de trabalho, a música contribui para se sentir realmente bem no sítio onde executa a sua atividade profissional, fazendo com que trabalhe muito melhor.
Como a maior parte do nosso tempo se gasta no trabalho, e muito do nosso trabalho tem vindo a ser realizado em computadores, a música tornou-se inseparável das nossas tarefas do dia-a-dia – uma forma de “eliminar o aborrecimento” e tornar mais leves as tarefas rotineiras do seu trabalho.
O que dizem os estudos
A eficácia da música para trabalhar depende de quão “imersiva” seja uma tarefa. Quando uma tarefa é claramente definida e de natureza repetitiva, os estudos sugerem que a música é útil de uma forma bastante consistente para melhorar a performance.
Foi já investigada a relação entre a reprodução de música de fundo durante o desempenho do trabalho repetitivo e a eficiência na realização de determinada tarefa. Os resultados reforçam a ideia de que a economia pode beneficiar do uso da música na indústria.
Nem toda a música serve para se trabalhar melhor
Importa agora perguntar se qualquer música resulta. Neste campo é seguro afirmar que depende de pessoa para pessoa. Há quem defenda que é a nossa música favorita que resulta melhor porque nos coloca imediatamente num estado emocional positivo e relaxado.
Música de mensagem neutra
Se, por outro lado, as sonoridades de que mais gosta o desconcentram, procure música ambiente. Existe música feita à medida de quem precisa de concentração!
O efeito Mozart
O estudo mais citado sobre o efeito da música na nossa mente envolve o chamado efeito Mozart, o qual que sugere que ouvir certos tipos de música – as obras clássicas de Wolfgang Amadeus Mozart, em particular – causam um impacto real e estimulam o raciocínio espácio-temporal, a nossa capacidade para pensar a longo prazo, para encontrar soluções abstratas para problemas lógicos.
O efeito de Mozart foi subestimado, e até mesmo refutado como um grande “flop”, mas é inegável que música relaxante para trabalhar, ordenada numa playlist, constitui, de facto, uma grande injeção de energia mental. Mal não irá fazer, com certeza!
Veja também:
- Quer um caderno que mais ninguém tem? Na Noote® pode criar o seu
- 5 looks perfeitos para quem adora música
- Sabe qual a melhor música para trabalhar? Nós temos a resposta
- As melhores músicas para estudar
- Musicoterapia: o que é e a quem se destina
- Cientistas desenvolvem música que reduz 65% da ansiedade
- 20 músicas para acordar cheio de energia!