Um bom ambiente de trabalho é essencial para o seu bem-estar físico e psicológico. Mas, por vezes, o melhor é não confiar no chefe (ou nos colegas de trabalho). Esteja atento aos sinais: poderá estar a chegar a altura para procurar novos desafios profissionais.
6 motivos claros para não confiar no chefe
1. Não está disponível para ouvi-lo
Se o seu chefe não está disponível para ouvi-lo a si e aos seus colegas e para partilhar consigo informações vitais para o bom desempenho das suas funções, o mais provável é que não consiga confiar no seu chefe.
2. Fica com o mérito do seu trabalho
Típico exemplo de um mau líder. O melhor é não confiar no chefe que recolhe os “louros” do trabalho dos funcionários – este chefe não terá qualquer problema em colocar em causa o esforço e posto de trabalho dos funcionários se isso for benéfico para o seu cargo. Este tipo de atitude mina qualquer sentimento de confiança e respeito dentro de uma equipa e, a longo prazo, coloca em risco o bom funcionamento da empresa.
3. Não explica as suas decisões
Como em qualquer estrutura empresarial, nem todas as decisões estratégicas são passadas a todas as equipas laborais. Ainda assim, o seu chefe deve responder com a maior clareza possível às suas questões, sem colocar em causa as tomadas de posição alicerçadas pela Administração. A partir do momento em que as tarefas atribuídas, reuniões e todas as outras questões relativas ao funcionamento da empresa não são explicadas, o sentimento de desconfiança começa a ganhar força.
4. Não o considera para uma promoção
5. Muda constante de opinião
6. Tem baixa auto-estima
“Não confio no meu chefe. E agora?”
Veja também: