Ekonomista
Ekonomista
10 Set, 2018 - 14:09

Não entrei na universidade! E agora?

Ekonomista

Não entrei na universidade! – quando pensa nisso, há desde logo muitas dúvidas sobre o que deve fazer a seguir? Veja as dicas que lhe deixamos.

Não entrei na universidade! E agora?

Não entrei na universidade. Esta é a frase que vários alunos vão dizer, no decorrer da apresentação dos resultados da candidatura ao ensino superior. O desânimo será, certamente, enorme, mas não poderá baixar os braços. Há muitas coisas que pode fazer. Mesmo que o sonho de estudar numa faculdade fique parado por uns tempos, lembre-se: não pode ficar sem agir.

Não faça da frase “não entrei na universidade” uma sentença terrível. Poderá fazer voluntariado, investir na sua formação, viajar, trabalhar, entre muitas outras opções. Há, na verdade, um mundo de escolhas para usar o seu tempo da melhor forma. Veja as nossas dicas de seguida.

Não entrei na universidade: como reagir a partir de agora?

1. Faça um gap year

Este é nada mais do que um ano de intervalo, em que viaja, conhece novos povos e culturas. Poderá fazer um estágio, voluntariado, turismo, entre várias outras opções. Os objetivos variam de acordo com a pessoa, mas o certo é que crescerá muito com esta experiência.

2. Inscreva-se em ações de voluntariado

Esta é uma excelente opção, pois há muitas instituições a precisar de ajuda. Pode ver as áreas de intervenção disponíveis e dar o seu melhor para ajudar os outros ou as causas que mais necessitam, cá dentro ou no estrangeiro.

Não entrei na universidade

3. Aprenda línguas

Saber línguas é cada vez mais fundamental nos dias que correm, em que o mundo se tornou numa aldeia global. Pode aperfeiçoar línguas que já conhece e aprender novas. Há uma grande oferta de escolas e institutos, ou poderá optar por aulas particulares.

4. Faça formação na área informática

Saber lidar com aparelhos eletrónicos e com a tecnologia pode marcar a diferença num Curriculum Vitae. Será muito útil tanto nos estudos como na profissão. Neste contexto, existem os Cursos de Especialização Tecnológica (CET), que constituem uma boa opção para quem quer investir numa componente mais prática.

5. Certifique competências

Não entrei na universidade. Devo certificar competências? Sim, será uma ótima ideia. É importante certificar as competências que possui, após a realização e aprovação de exames, em instituições reconhecidas.

6. Frequentar aulas para melhorar notas

Poderá frequentar aulas para tentar melhorar as suas notas e estar mais preparado para fazer os exames nacionais no ano que vem, com melhores resultados.

7. Fazer um ano zero numa universidade

Há universidades que disponibilizam o chamado “ano zero”, em que se vai ambientando com a vida académica e a área que pretende seguir.

8. Arranje um emprego e junte dinheiro

Arranjar um emprego será muito interessante também, pois permite-lhe enriquecer a sua experiência profissional e, ao mesmo tempo, juntar dinheiro.

9. Tire a carta de condução

Se ainda não tem a carta de condução, aproveite este tempo para isso. Inscreva-se numa escola de condução e empenhe-se! Ter a carta de condução é cada vez mais fundamental!

10. Viaje mundo fora

Se tiver possibilidades financeiras para tal, aproveite esta pausa para viajar, conhecer novos países e pessoas e, até, quem sabe, novas oportunidades de trabalho ou de estudo podem surgir!

Como vê, o facto de não ter entrado na universidade não é o fim do mundo. Agora pense: “Não entrei na universidade, mas há muito a fazer!“…

Veja também: