É daquelas pessoas que se mantém fiel a não ter uma conta de Facebook, Linkedin ou Instagram? Acha que é tudo uma perda de tempo e que as pessoas só lá estão para espreitar a vida alheia ou para postar cada passo da sua vida?
Isto é uma forma de encarar a questão. Se não gosta de redes sociais, vamos dar-lhe uma nova perspetiva sobre alguns conceitos que possivelmente já pré-estabeleceu.
Não gosta de redes sociais? Desconstrua os mitos
1. “As redes sociais são só para quem coloca a vida pessoal”
Não gosta de redes sociais porque acha que elas só servem para as pessoas postarem cada passo sem interesse das suas vidas? Repense esta ideia… Por vezes nestas publicações pode identificar a necessidade de um amigo seu levantar a moral ou até de uma oportunidade de emprego!
E quando assim for, aproveite para encontrar uma citação mais animadora e identificar o seu amigo para lhe levantar o espírito!
2. “As redes sociais inundam as pessoas com notificações e publicidade”
Não gosta de estar a receber constantes notificações de todos os seus contactos e negócios nos quais fez “like”? Há uma forma de dar a volta a isso. A grande vantagem destas redes é que tudo é personalizável.
Escolha quem quer seguir, que tipo de publicações privilegia e reporte tudo aquilo de que não gosta! Desta forma receberá no seu feed informação personalizada e de acordo com os seus interesses e gostos.
3. “As redes sociais promovem as as polémicas”
Esta afirmação tem o seu quê de verdade. Como as redes sociais aglutinam um grande número de pessoas, também mais facilmente surgem temas de debate, discussão e polémica.
Além disso, como as pessoas se encontram por trás de um computador, mais facilmente discutem avidamente e por vezes entram em ataques pessoais. Mas isto não pode ser um motivo pelo qual não gosta de redes sociais, pois é possível evitar!
Quando vir que uma conversação está a fugir do controle ou daquilo que é aceitavel, reporte imediamente a situação para que essa pessoa seja bloqueada ou mesmo eliminada da rede social.
4. “As redes sociais são, no limite, uma perda de tempo”
Se não gosta de redes sociais por este motivo, nós vamos convencê-lo do contrário: sabia que as grandes empresas já fazem grande parte do seu recrutamento via redes sociais?
O Linkedin é uma excelente ferramenta de trabalho, onde pode “vender” a sua experiência profissional e conseguir, eventualmente, boas ofertas de emprego.
Mas nem só o Linkedin tem este poder! Muitas entidades empregadoras vão também “espreitar” as páginas de facebook dos candidatos para perceberem como é que eles são num ambiente mais informal e para perceber se estarão de acordo com o perfil procurado.
Veja também: