O narcisista é definido como aquele que gosta de ou admira exageradamente a sua própria imagem. O termo inspirado no mito grego de Narciso, belo jovem que um dia se aproximou de um lago e se apaixonou pela sua própria imagem refletida na água, lançando-se ao lago para se unir aquele por quem se apaixonara, ele mesmo.
Mitologia à parte, a verdade é que este excesso de admiração por si mesmo pode tornar-se numa patologia – afinal, o narcisista tem um inflamado amor-próprio e esta característica pode dar origem a um transtorno mental, a chamada perturbação narcísica da personalidade.
Saiba mais sobre o assunto e aprende a reconhecer as características de um narcisista.
Quando ser narcisista é uma doença
Perturbação narcísica de personalidade
Pessoas com esta perturbação apresentam um padrão de grandiosidade, uma grande necessidade de admiração e ausência de empatia para com os outros. Apresentam, normalmente, um padrão de relações instáveis.
Na verdade, para o narcisista, torna-se quase impossível manter relações estáveis e seguras com as pessoas que o rodeiam – já que parecem nunca o compreender ou valorizar como desejaria.
Este padrão narcisista tem início na idade adulta, mas estes traços de personalidade derivam, geralmente, das relações estabelecidas na infância.
A prevalência destes traços de personalidade narcísicos na população geral é de menos de 1%, sendo que na população psiquiátrica varia entre 2% a 16%, e é mais frequente nos homens.
Características principais de um narcisista
1. Tem um sentimento grandioso de auto importância, por exemplo, exagera na exaltação de talentos e realizações, esperando ser reconhecido como superior em relação a realizações proporcionais;
2. Preocupa-se com fantasias de êxito ilimitado, poder, brilhantismo, beleza ou amor ideal;
3. Acredita que é especial e único, e que só pode ser compreendido por outras pessoas ou instituições especiais e de elevado estatuto;
4. Necessita de admiração excessiva;
5. Tem um sentimento de titularidade, ou seja, tem expectativas não razoáveis de tratamento especialmente favorável;
6. Explora os outros para atingir os próprios fins;
7. Tem ausência de empatia e não está disponível para reconhecer ou identificar-se com os sentimentos e as necessidades dos outros;
8. Frequentemente, inveja os outros ou acredita que os outros o invejam;
9. Demonstra arrogância, comportamentos ou atitudes altivas.
Narcisismo vs. Autoestima
A autoestima difere do narcisismo na medida em que a primeira está relacionada com as nossas realizações, mas também com os nossos valores e os cuidados que demonstramos para com os outros. O narcisismo, por outro lado, é frequentemente baseado no medo do fracasso, no foco em si mesmo, no impulso doentio para ser visto como o melhor, e numa profunda insegurança.
O narcisismo encoraja a inveja, a rivalidade e a hostilidade, enquanto aqueles têm uma autoestima saudável estimulam a cooperação e a empatia.
O narcisismo favorece o domínio e a arrogância, não aceitando críticas, enquanto a autoestima reconhece a igualdade e a humildade – além de reforçar a crítica positiva.
Conhece algum narcisista que precise de ler este artigo?
Veja também: