A NASA, em parceria com o Centro Aeroespacial Alemão e com a Agência Espacial Europeia, está a oferecer 16.500 euros a 12 mulheres para passar 60 dias deitadas numa cama.
Os requisitos? Ter entre os 24 e os 55 anos, não fumar, ter entre 1,53 e 1,90 metros, ter um índice de massa corporal entre 19 e 30 kg/m2 e falar fluentemente alemão.
A investigação científica “envihab“, ou “Estudo de repouso em cama por gravidade artificial”, tem como objetivo estudar hipóteses de combater os efeitos adversos da gravidade zero no corpo.
Os candidatos a esta oferta terão de estar livres para trabalhar na Colónia, na Alemanha, durante 89 dias – 60 dos quais estarão de repouso, com inclinação na cabeça a 6 graus –, num aparelho que cria gravidade artificial e gira diariamente. Vão comer, fazer exercício físico, tomar banho e vestirem-se sempre deitadas.
Em março, 12 homens começaram as provas e as 12 mulheres escolhidas deverão começar os testes em setembro. Para concorrer basta inscrever-se no site do Centro Aeroespacial Alemão, contactar o centro alemão através do número de telefone +49 2203 601 3472 ou através de e-mail [email protected].
Veja também: