Ekonomista
Ekonomista
21 Nov, 2013 - 11:07

Negócios de sucesso em tempos de crise

Ekonomista

Mesmo em tempos de crise, há negócios que funcionam e se tornam autênticos negócios de sucesso. Saiba quais são e como resistem a este período mais conturbado da história.

Negócios de sucesso em tempos de crise

Espaços coworking para pequenas empresas e freelancers

A crise económica que invadiu não só Portugal como toda a Europa, tem vindo a ser a grande responsável pela estagnação acentuada da economia. Em tempos de crise o mercado aperta, o poder de compra das pessoas diminui e há inúmeras empresas, lojas, projectos que acabam por morrer neste longo caminho. 

No entanto, é em tempos de crise que também surjem negócios de sucesso. Mal ou bem, os padrões sociais sofrem uma viragem e os negócios antes funcionavam, poderá agora já não ter lugar. Mas há espaço para novos negócios de sucesso que podem revelar-se verdadeiras oportunidades. Isto deve-se ao facto das necessidades das pessoas também sofrerem alterações em época de crise. Dá-se prioridade a outras coisas que acabam por gerar oportunidades de negócio.

Para quem tenha alguma visão de mercado e dinheiro para investir, é de aproveitar aquilo que a crise permite.

4 negócios rentáveis a considerar em tempos de crise

Os negócios de sucesso não se prendem a uma só área de negócio, mas sim a várias. O que importa é descobrir o nicho de mercado certeiro onde possa valer a pena criar um negócio. As áreas de negócio mais seguras para se investir em tempos de crise são as do lazer, saúde, dietética, turismo, roupa, outsourcing e todo o tipo de negócio que tenha o cunho low cost.

1. Negócios na área da saúde/dietética

Pode parecer contraditório, mas é com a crise que as pessoas tendem a cuidar mais de si. Procuram soluções mais baratas, é certo, mas interessa continuar a ter preocupações em estar bem, nomeadamente para ir a entrevistas de emprego ou para enfrentar o desconhecido. As clínicas de estética, por exemplo, apostaram em pacotes low cost, o que se assume como um negócio de sucesso.

2. Restauração

A verdade é que mesmo em tempos de crise, as pessoas não deixam de comer. Como consequência da crise, fecharam muitos restaurantes e cafés, mas o mercado também absorveu muitos espaços novos que se têm revelado um sucesso. Neste ramo, a aposta passa pela diferença, pela oferta de coisas alternativas e pelos preços acessíveis. A qualidade também é mais valorizada hoje em dia.

REALIZE O SEU PROJETO!
Não deixe que a falta de financiamento o faça perder a oportunidade de se lançar como empreendedor. Aproveite o conselho do E-Konomista e descubra a solução certa para conseguir abrir o seu negócio.

3. Outsourcing

Crise? Sim, é verdade, mas as empresas que ficam têm de continuar a produzir e a contratar. A diferença aqui está no facto do panorama ter sofrido fortes alterações. Hoje em dia, como as empresas reduziram os seus quadros, são obrigadas a solicitar mais serviços em regime de outsourcing. Aqui está uma boa oportunidade para um negócio de sucesso. Em quase todas as áreas. 

4. O negócio low cost

Este conceito tem explodido em todas as áreas. Desde a roupa às viagens, passando pela restauração, é certo que qualquer conceito low costa possa entrar para as listas dos grandes negócios de sucesso em tempos de crise. Veja, por exemplo, o franchising low cost.
O Português é criativo e engenhoso por natureza não deixe que a falta de liquidez o impeça de ser um verdadeiro empreendedor. Conheça a nossa proposta.

Veja também: