A ajuda que precisa para o arranque do seu novo negócio está aquiComo é que eu nunca pensei nisto? Esta é a pergunta que vai surgir na sua cabeça quando conhecer os 5 negócios inovadores que reunimos para si. Negócios que nasceram da criatividade dos seus criadores e que hoje já começam a vingar no mundo do trabalho e em áreas completamente distintas. Quem sabe se não é você o próximo a integrar a nossa lista?
5 negócios inovadores
AnyPerk
Com a AnyPerk, poupança é palavra de ordem! Esta empresa, fundada por Taro Fukuyama, pretende ajudar e atuar com o departamento de recursos humanos de outras empresas de forma a incentivar funcionários através de descontos em diversos produtos e serviços. Descontos no ginásio, no cinema, em viagens, em jantares… Quem é que não gostava de trabalhar numa empresa que nos ajudasse a poupar?
Uber
A economia partilhada é uma área com um potencial enorme para explorar. Neste caso, o nosso exemplo recai sobre a Uber uma empresa de transporte que oferece um serviço semelhante aos táxis e que pode ser utilizado por qualquer pessoa. Todos podem ser passageiros e todos podem ser condutores!
Airbnb
À semelhança da Uber, a Airbnb é também uma ideia baseada na economia partilhada que merece entrar no rol de ideias inovadoras. Está a pensar em viajar? Gostava de fugir à rotina dos hotéis e dos hostels? Porque não procurar uma casa, um apartamento ou um simples quarto de alguém que mora no local para onde pretende ir? Quem experimenta diz que a experiência é totalmente diferente!
Fictiv
Com o avanço da tecnologia, a impressão 3D tem ganho bastante notoriedade pela facilidade de acesso e pela rapidez do serviço. Já não é preciso esperar tanto tempo para ver se a sua nova invenção funciona! Nada como dar vida às suas maquetes e aos seus protótipos, certo? A nível mundial, a Fictiv é uma referência. Mas também já começam a surgir exemplos deste negócio em Portugal como a 3dlife.
Roulottes de comida
Neste caso, não possuímos uma ideia de negócio específica. Sabemos apenas que as roulottes de comida têm sido uma forte aposta do mercado e que a tendência para o ano de 2016 deverá ser ainda melhor. A ideia é muito simples… em vez de esperar que o cliente venha ao nosso encontro, vamos nós ao encontro do cliente. E, fica a dica, porque não pensar em vender outras coisas para além da comida…?
Nos dias que correm muitos são os negócios que acabam por não singrar. A crise não é amiga da confiança ou da criação de novos negócios, mas a verdade é que também nestas épocas históricas se conhecem as grandes oportunidades para criar, implementar e fazer crescer negócios.
Ter uma ideia brilhante para criar negócios inovadores não está ao alcance de qualquer um, mas não se engane. Por vezes os negócios revolucionários surgem das coisas mais simples, principalmente de coisas que possam tornar mais prático e funcional o dia a dia das pessoas.
Crie o seu próprio negócio
Apesar da economia estar em contraciclo, há ainda espaço para que surjam novos negócios. Maioritariamente, os que têm singrado nesta altura do campeonato, têm algumas características transversais que podem fazer toda a diferença:
1. Serem negócios inovadores, que acrescentem alguma mais valia ao mercado e que, de certa forma, contribuam para facilitar a vida das pessoas de uma forma ou de outra;
2. Serem negócios low-cost. Independentemente do ramo da actividade, apostar num negócio low-cost hoje em dia, é sucesso quase garantido. Como todas as dificuldades que as famílias portuguesas estão a viver, qualquer forma de poupança no orçamento é bem recebida. Os negócios low-cost acabam por ser automaticamente uma prioridade na altura em que as famílias têm de escolher.
Saiba mais sobre como criar um negócio próprio.
Invista em negócios inovadores já existentes
Como nem todos somos dotados de ideias geniais no tempo certo, por vezes mais vale apostar numa ideia inovadora que já exista do que criar o próprio negócio. Existem inúmeros negócios inovadores que têm abraçado o mercado nos últimos tempos e que podem ser adquiridos via franchising.
Por vezes basta saber aproveitar o que já existe
Exemplo de um negócio inovador e de uma simplicidade arrebatadora, é o H3. Nascido da cabeça de três sócios, o H3 veio provar ao mercado que ainda era possível explorar melhor o conceito de hambúrguer. A inovação aqui recaiu sobre a ideia de que era possível fazer hamburguers gourmet, com tudo o que isso implicaria, desde os ingredientes, o tempero, passando pelos acompanhamentos. Em poucos meses o H3 era já um dos negócios de maior sucesso dos últimos anos, continuando a registar números extraordinários.
Depois disso, já vários players de mercado se aventuraram no conceito de hambúrguer gourmet, também conhecido por artesanal.
Precisa de dinheiro para começar um novo negócio? Agora é fácil! >>
Veja também: