O que acontece quando uma equipa de engenheiros apaixonados combina um dos automóveis desportivos mais icónicos com a mais recente tecnologia de eletrificação? O resultado é o Nissan R32 EV, uma reinvenção que desafia tradições e abre caminho para um futuro eletrificado, sem comprometer a experiência de condução.
Este modelo, que não se prevê que seja comercializado, foi apresentado no Salão Automóvel de Tóquio de 2025 como um tributo à engenharia e à inovação. Criado por um pequeno grupo de engenheiros da Nissan, no Japão, o projeto nasceu da vontade de preservar o espírito do R32 GT-R através da eletrificação.
Ryozo Hiraku, engenheiro de grupos motopropulsores EV e fã do R32 GT-R, liderou a iniciativa ao doar o seu próprio veículo para esta transformação.
Motivado pelo desejo de garantir a longevidade deste automóvel, Hiraku procurou uma solução que permitisse continuar a desfrutar do R32 nas próximas décadas, num mundo onde os combustíveis fósseis poderão tornar-se escassos.
Nissan R32 EV: potência e desempenho
Apesar de ser elétrico, o R32 EV continua fiel ao seu ADN desportivo. Para replicar a experiência do motor twin-turbo de 2,6 litros, foram instalados dois motores elétricos de 160 kW cada, proporcionando um binário de 340 Nm por motor. Em substituição do banco traseiro, foi colocada uma bateria de 62 kWh.
O objetivo não é ultrapassar, mas sim igualar a performance do GT-R original, que debitava 280 CV e 353 Nm de binário.
Com um peso adicional de 370 kg devido aos componentes elétricos, os engenheiros ajustaram a potência e binário para manter a icónica relação peso/potência do R32 GT-R.
Visualmente, este modelo preserva o carácter do modelo original. Com acabamento em Gun Grey metalizado, passa facilmente por um R32 GT-R de fábrica, escondendo o seu novo sistema de propulsão elétrica.
Para manter o comportamento dinâmico e responsivo, a equipa equipou o R32 EV com um sistema de tração integral avançado, substituindo o clássico ATTESA E-TS por uma gestão eletrónica mais precisa do binário.
A resposta imediata dos motores elétricos permite uma distribuição otimizada da potência, garantindo maior estabilidade e agilidade.

Tecnologia e emoção
Para proporcionar uma experiência imersiva, inclui patilhas de mudança que simulam a sensação de troca de velocidades manual.
Um altifalante no habitáculo reproduz um som inspirado no motor RB26DETT, permitindo que os condutores sintam a mesma ligação auditiva ao automóvel.
A suspensão desportiva NISMO com amortecedores Öhlins compensa o peso adicional, garantindo um comportamento responsivo e minimizando a rolação da carroçaria.
Para lidar com a maior inércia, o sistema de travagem foi atualizado com discos e pinças monobloco do R35 GT-R. As jantes foram aumentadas para 18 polegadas, mantendo um design inspirado no modelo original.
Interior modernizado
O interior mantém a essência do R32 GT-R, mas com atualizações subtis. Os bancos foram substituídos por modelos Recaro personalizados, e o painel de instrumentos recebeu ecrãs digitais de alta resolução que fornecem informações cruciais ao condutor, respeitando o design clássico.
A Nissan confiou a Hiroyoshi Kato, piloto de testes e membro da equipa de desenvolvimento do R32 GT-R original, a tarefa de avaliar o R32 EV. Kato forneceu feedback essencial para refinar a experiência de condução, garantindo que o espírito do R32 GT-R fosse preservado.
Mais do que um simples exercício de engenharia, o R32 EV é uma homenagem ao passado, com os olhos postos no futuro da condução desportiva.