Share the post "Na Noruega já se vendem mais carros elétricos do que a combustão. Sabe porquê?"
A Noruega foi o primeiro país no mundo a conseguir este feito. Em 2019 pela primeira vez, a Noruega vendeu mais carros carros elétricos do que a gasolina.
Até março de 2019, quase 60% dos carros vendidos eram automóveis elétricos. A expectativa é que a percentagem de carros elétricos vendidos ao longo do ano seja entre 10% a 20% maior do que os carros de combustão fóssil.
Este aumento na venda de carros elétricos já se tem vindo a verificar há alguns anos. Em 2017, os carros elétricos representavam já 20,9% do total de vendas e, em 2018, as vendas deste tipo de veículo já representavam 31,2%.
A procura crescente por carros elétricos na Noruega é uma consequência da política de incentivos do governo deste país, e é por este motivo que cada vez mais os utilizadores têm optado por comprar os chamados “veículos verdes”.
Razões pelas quais a Noruega vende mais carros elétricos que a gasolina
Na Noruega são vários os incentivos fiscais, e outros, que favorecem os particulares ou empresas que adquirirem um veículo elétrico.
Incentivos à compra de veículos elétricos na Noruega
Quem comprar um veículo elétrico fica isento do pagamento:
- de IVA
- de taxas de importação e registo dos veículos
- do Imposto Único de Circulação
- do pagamento de taxas sobre e emissão de dióxido de carbono e NOx
Para além das isenções anteriormente mencionados, o proprietário de um veículo elétrico tem ainda desconto de:
- pelo menos 50% no uso de ferries
- pelo menos 50% nas portagens
- pelo menos 50% em estacionamento
Para além destas vantagens, quem circular num veículo elétrico tem ainda permissão para utilizar as faixas exclusivas para transportes públicos.
Todos estes incentivos têm como objetivo facilitar o alcance do objetivo definido pelo governo norueguês: em 2025 todos os carros novos vendidos terão que ser elétricos.
Quanto aos modelos, o Tesla Model 3 foi o modelo de veículos elétricos mais vendido no primeiro trimestre de 2019, com um total de 6113 unidades. Em segundo lugar, com apenas 2648 unidades vendidas, ficou o Volkswagen e-Golf.
No entanto, este aumento do número de automóveis elétricos a circular na Noruega levantou uma outra questão: não existe oferta de postos de carregamento que consigam suportar a procura.
Como forma de contornar este problema, existem até postos de venda de combustível que já começaram a substituir algumas das suas bombas por carregadores rápidos para carros elétricos.
E em Portugal, como está o mercado de elétricos?
Relativamente à adesão dos portugueses aos veículos elétricos, esta tem sido positiva e tem vindo a crescer constantemente.
No primeiro semestre de 2019 foram vendidas 3.905 viaturas exclusivamente elétricas.
Estes números representam um crescimento de 109% face ao 1.º semestre de 2018. Em Junho de 2019 faltavam apenas 168 unidades para atingir o total das vendas de 2018 (4.073).
No primeiro semestre de 2019, as marcas que se destacam na venda de carros elétricos são: a Tesla com 1.143 unidades vendidas e a Nissan que vendeu 1.049 viaturas.
Incentivos à compra de veículos elétricos em Portugal
Há incentivos para a compra de carros elétricos que são iguais para particular e para empresas. No entanto, as empresas podem usufruir de outros benefícios.
Desde 1 de janeiro de 2019, que o Estado português disponibiliza os seguintes incentivos financeiros para a aquisição de um carro novo 100% elétrico:
Incentivos para particulares
- 3.000€ de incentivo para a aquisição de veículos elétricos – os particulares podem ter direito ao incentivo para o máximo de 1 viatura;
- Isenção de Imposto Sobre Veículos (ISV);
- Isenção de Imposto Único de Circulação (IUC).
Incentivos para Empresas
- 2.250€ de incentivo para a aquisição de veículos elétricos – as empresas podem ter direito ao incentivo para até 4 viaturas;
- Isenção de Imposto Sobre Veículos (ISV);
- Isenção de Imposto Único de Circulação (IUC);
- Isenção de Tributação Autónoma (0%);
- Depreciação de Veículos Elétricos (VE) para efeitos fiscais – o código tributário IRC da empresa introduz uma maior provisão para a depreciação permitida de Veículos Elétricos.
Estes incentivos não podem ser atribuídos a veículos que tenham passado por um processo de legalização de importação.
Os beneficiários destes veículos financiados têm ainda que ficar com os mesmos por um período mínimo de 24 meses e estão impedidos de os exportar.
Estes incentivos estão, no entanto, limitados ao valor máximo de verbas atribuídas a este programa. Em 2019, o valor total das verbas para carros elétricos é de 2.650.000€.
Os pedidos apresentados devem ser apresentados no formulário próprio no Portal do Fundo Ambiental). Estes são ordenados de acordo com a data e hora de submissão.
Caso o limite de financiamento seja ultrapassado, todos os pedidos realizados a partir desse momento entram em lista de espera. Se algum pedido não for aceite, os restantes pedidos começam a ser analisados pela ordem da lista de espera.