Ekonomista
Ekonomista
18 Jul, 2024 - 15:20

Há uma nova moeda de 5 euros em circulação

Ekonomista

Pretende ser uma homenagem a Ulisses e já se encontra em circulação. Venha conhecer a nova moeda de 5 euros.

nova moeda de 5 euros

Já se encontra em circulação uma nova moeda de 5 euros em Portugal. Dá pelo nome de Ulisses, incorpora vários elementos mitológicos e faz parte da série “Heróis e Criaturas da Mitologia”.

A distribuição ao público está a cargo das instituições de crédito, tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

A moeda tem o mesmo valor facial da nota de cinco euros e pode ser usada para fazer compras e pagamentos, caso o estabelecimento as aceite. De acordo com as informações avançadas pelo Banco de Portugal, foi definido o limite de emissão de 30.000 moedas.

A nova moeda de 5 euros, que apela muito aos colecionadores, tem aspetos artísticos distintos, que fazem dela um exemplar praticamente único.

Assim, na frente encontramos:

  • No eixo central, a figura de Ulisses, mítico fundador da cidade de Lisboa, amarrado ao mastro de uma embarcação;
  • À esquerda, o escudo nacional;
  • À direita, o valor facial;
  • No círculo exterior, sete sereias com corpo de ave, asas e garras estendidas.

Já no reverso, os elementos artísticos são os seguintes:

  • Ao centro, a figura de Ulisses em posição de defesa, armado com arco e flecha;
  • No círculo exterior, uma serpente que, com o seu corpo, descreve sete curvas, sugerindo as sete colinas de Lisboa;
  • Na orla, alternadas com a representação estilizada de ondas do mar, as legendas “Ulisses”, “Portugal”, “2024”, “Casa da Moeda” e a indicação do autor.

Refira-se que os operadores económinos ( como os supermercados) não podem recusar as moedas de coleção, mas o consumidor individual não é obrigado a aceitá-las. O Banco de Portugal sugere que, caso não pretenda aceitar as moedas, peça educadamente para receber a mesma quantia de outra forma.

Finalmente lembre-se de que as moedas emitidas para fins numismáticos ou de coleção, como é o caso, apenas estão autorizadas em Portugal, pelo que não são de aceitação obrigatória no estrangeiro.

Veja também