Share the post "Novas ferramentas do Google ajudam a planear viagens com mais rapidez e menos stress"
Com os dias mais longos e o sol a espreitar, muitos começam a sonhar com as próximas férias. E o Google decidiu dar uma ajudinha. Maps e Pesquisa receberam um upgrade que promete facilitar o planeamento de viagens — e até arrancar um ou outro sorriso a quem vive preso a planilhas de itinerários.
Capturas de ecrã ganham vida no Google Maps
Agora, o Google Maps é capaz de reconhecer locais em capturas de ecrã. Sim, aquelas imagens que tirou de um post no Instagram ou de um artigo de blog sobre “os 10 sítios imperdíveis em Bali”. O sistema, alimentado pelo Gemini, analisa essas imagens e pergunta: “Quer guardar este lugar?” Conveniente, não?
Melhor ainda: se houver vários locais numa só imagem, o Maps mostra tudo numa lista organizada. Está desativado por defeito, mas quem quiser experimentar só precisa dar permissão ao Google para aceder às fotos. Começa por iOS, em inglês dos EUA, mas o Android não vai ficar para trás.
Rastreio de preços de hotéis no Google Search
Reservar hotéis sem sofrer com preços flutuantes é quase um milagre. Ou melhor, era. O Google lançou uma função de alerta de preços que avisa quando há descidas significativas nos valores dos hotéis. Funciona tanto em telemóveis como em computadores e está a ser lançado mundialmente. O processo é simples:
- Escolha o destino e datas no google.com/hotels;
- Aplique os teus filtros de eleição;
- Ative a opção “Rastrear preços de hotéis”;
- Aguarde pelo e-mail quando aparecer uma boa oportunidade.
Planeamento de viagens com um toque de IA
Já imaginou pedir ao Google: “Cria um roteiro de uma semana pela Europa focado na natureza”? Agora é possível. A Pesquisa do Google usa inteligência artificial para montar itinerários completos — e não se limita a cidades, abrange países inteiros.
O Google Lens, aquela ferramenta que responde a perguntas a partir da câmara, também está a evoluir. Vai suportar mais idiomas, incluindo o português. Óptimo para quando está num restaurante no Japão e não sabe se está a pedir peixe ou gelado.

O Gemini entra em cena
Para fechar com chave de ouro, o Google propõe criar uma Gem Gemini — um assistente personalizado para planear viagens. Pode sugerir hotéis, actividades, e restaurantes. A funcionalidade é gratuita e já está disponível. Pode ser uma boa desculpa para começar a planear aquela viagem adiada há demasiado tempo.