Share the post "Há novas regras para melhorar a segurança dos carros. Saiba quais"
O novo regulamento europeu relativo à segurança geral dos veículos já começou a ser posto em prática na União Europeia e, até 2029, há várias características que terão de ser incluídas nas novas viaturas ligeiras e pesadas.
Adaptação inteligente da velocidade, deteção de obstáculos em marcha-atrás com câmara ou sensores, avisador da sonolência e da atenção do condutor, aparelho de registo de eventos e sinal de travagem de emergência são algumas das funcionalidades obrigatórias a todos os veículos.
Há também medidas que se aplicam apenas aos ligeiros de passageiros (como o sistema de apoio à manutenção na faixa de rodagem e a travagem automatizada) e outras que se destinam só a pesados. É o caso, por exemplo, da introdução de tecnologias para melhorar o reconhecimento de eventuais ângulos mortos, avisos para evitar colisões com peões ou ciclistas e sistemas de controlo da pressão dos pneus.
Estas regras entraram em vigor a 6 de julho, aplicando-se primeiro aos novos modelos de veículos e, a partir de julho de 2024, a todos os novos veículos. Até 2029 serão progressivamente introduzidas novas medidas. O objetivo é salvar 25 mil vidas e evitar 140 mil ferimentos graves nas estradas europeias até 2038.
Além de reduzir a sinistralidade rodoviária, as novas regras de segurança automóvel têm como objetivo preparar os carros do futuro (veículos automatizados e totalmente autónomos). Pode conhecê-las de forma detalhada neste artigo do Saldo Positivo.
Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.
O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.